Seabra: projeto realiza formação para registro de memória de comunidades indígenas e quilombolas

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, inicia a formação da segunda turma do ELA Ancestralidades no próximo dia 20 de novembro, às  18h.

A atividade, organizada pelo Coletivo Espaço Livre Audiovisual da Chapada Diamantina (ELA), irá reunir cursistas da Chapada Diamantina para o registro audiovisual da memória, saberes e cultura dos mais velhos e mais velhas das comunidades indígenas e quilombolas do território.

O primeiro encontro acontecerá por transmissão virtual através do Canal da TV UNEB Seabra, no Youtube e antecipa o calendário de aulas que vão até abril de 2022 – com dois encontros semanais.

Serão seis ciclos de debates, 11 cursos livres de técnicas audiovisuais e 11 encontros diretos com professor.

Ao longo da formação, os 70 alunos da turma terão a oportunidade de conhecer ferramentas e técnicas para produção de documentários e noções de pertencimento do território.

“A proposta é que as atividades sejam realizadas utilizando as ferramentas que o aluno dispõe em casa (celular, tablet, computador) para que registrem as histórias de pessoas próximas do seu convívio”, explica  Érica Araújo, coordenadora do coletivo.

O ELA Ancestralidades conta com o apoio da UNEB para projetos de extensão, advindos do Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (PROINIVAÇÃO), da Agência UNEB de Inovação (AUI).

Informações: www.elaaudiovisual.com.