Na manhã deste domingo (8), os candidatos participaram do primeiro dia de provas do Vestibular UNEB 2023. Ao todo, 19.452 concorrentes (19% de abstenção) participaram do certame.
Foram aplicados os exames de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação.
Os participantes foram convidados, a “partir de sua vivência e conhecimento sobre a Bahia e dos textos motivadores”, a produzirem um texto dissertativo argumentativo sobre o tema “Bahia, terra de cores, sabores e dores e a construção de sua identidade”.
Aproximadamente 2,2 mil profissionais trabalham para garantir a realização do processo seletivo em 60 estabelecimentos, 19 na capital e 41 do interior, em 24 cidades da Bahia.
Expectativas dos candidatos
Os candidatos chegaram para as provas do Vestibular UNEB 2023 com alta expectativa. A jovem Maiane Kathller, 23, que foi acompanhada pela mãe ao Colégio Estadual Nelson Mandela, no bairro de Periperi, em Salvador, não deixou esconder a sua autoconfiança.
“Estou com muita expectativa em ser aprovada neste vestibular. Me preparei para esta prova através do programa Universidade Para Todos (UPT) da universidade, tendo também suporte de estudos em casa. Hoje, estou aqui preparadíssima e muito confiante!“, contou Maiane, uma das concorrentes às vagas do curso de Psicologia.
Para a mãe de Maiane, Jeane Gonçalves, participar desse momento de apoio à filha é enriquecedor e motivo de alegria: “A única coisa que me define em relação a isso é sonhar o sonho dela. Estarei sempre apoiando”, declarou.
A adolescente Luiza Goes, 17, também demonstrou estar segura para o processo seletivo, que pode encaminhá-la para o seu principal projeto profissional no futuro. “Passei os últimos anos do ensino médio me preparando para esta prova, principalmente, a redação. Minha meta é conseguir ser aprovada, fazer o curso de Direito e construir minha carreira na área jurídica”.
A estudante Neila Caetano, 18, conta com a esperança de ser aprovada em uma das vagas do curso de Psicologia, ao qual concorre. “Ao mesmo tempo trabalhando e estudando, sinto que estou preparada. Minha esperança é grande em ser aprovada, pois considero a UNEB uma das melhores universidades públicas”.
O jovem Henrique Gualberto, 17, revelou que a preparação para o vestibular da UNEB foi a mesma que fez para a prova do Enem, com estudos intensos. “Meu interesse é ser estudante de uma instituição como a UNEB, que defende a educação pública e de qualidade”, disse o candidato e concorrente a uma das vagas do curso de Filosofia.
Vestibulandas são maioria
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, e a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da universidade, Gabriela Pimentel, acompanharam a aplicação do certame em três Colégios Estaduais de Salvador: Nelson Mandela (Periperi), Eduardo Bahiana (Cajazeiras), e Roberto Santos (Cabula).
“É uma satisfação participar desse momento de acompanhamento e realização do Vestibular UNEB. A nossa universidade tem uma dimensão multicampi e nós trabalhamos com números bastante expressivos. Estar aqui é observar a presença de mulheres e, muitas vezes de mulheres negras, buscando a universidade pública. Neste vestibular, 68% dos inscritos são mulheres, isso demonstra um dado significativo para nós“, destacou a reitora.
Professora Adriana relatou ainda que, ao caminhar pelas escolas pôde ver pessoas com deficiência, negros e negras, quilombolas e ciganos participando do processo seletivo. “É expressivo o público que procura a UNEB pela sua forma de ser inclusiva, diversificada e, mais do que isso, de ofertar cursos com qualidade”, afirmou professora Adriana.
Segundo a pró-reitora da Prograd, Gabriela Pimentel, a realização do Vestibular UNEB 2023 consiste em um grande desafio. “Nós fizemos um trabalho massivo nas escolas do estado que ofertam ensino médio, para participação dos estudantes neste vestibular, justamente porque temos o levantamento de que, hoje, em sua maioria, nossos estudantes são oriundos das escolas estaduais da Bahia”.
Também acompanhou a aplicação das provas, o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Rodrigo Hita. Pela primeira vez, a instituição é banca examinadora do Vestibular UNEB.
“Este é um vestibular de grande dimensão, que todos se preparam e estão ansiosos para fazer, sobretudo, por se tratar da UNEB, uma universidade pública e renomada. Para a Flem, são grandes os desafios de logística e o trabalho é intenso em todo o estado para fazer o processo seletivo acontecer, mas, tudo está sendo cumprido com dedicação e carinho. Essa parceria entre a Flem e a UNEB está sendo de bons frutos”, ressaltou o gestor.
Segundo dia de provas será amanhã (9)
Nesta segunda-feira (9), serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), conforme edital de convocação.
Nesta edição do Vestibular, a UNEB está oferecendo 5.276 vagas pelo processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.276) e na modalidade a distância (EaD), oferecidos pela instituição (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UNEB (350).
As opções de curso ofertadas estão distribuídas em todos os territórios de identidade do estado da Bahia. O certame prevê o preenchimento das vagas para os dois semestres do ano letivo de 2023.
Nesta edição do vestibular, a UNEB oferece 172 opções de cursos. Os de maior concorrência no Vestibular 2023 são: Medicina, Direito, Psicologia, Enfermagem e Medicina Veterinária.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom