O Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica) da UNEB, em parceria com a Maison du Brésil e o Colegio España de Paris, vai promover, no dia 3 de maio, a “I Jornada BRICSCultural em movimento – Agenciamentos e conexões acadêmicas por um mundo multipolar”, no Auditório Lúcio Costa, no Maison du Brésil, em Paris, na França.
O evento científico tem como objetivo compartilhar e debater resultados de pesquisa sobre as interações científicas e culturais no âmbito do grupo de países do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).
A iniciativa é fruto de resultados finais do projeto de pesquisa “Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais” realizadas por pesquisadores, docentes e discentes dos grupos de pesquisa Linguagem e Crítica Cultural (filiado ao Pós-Crítica da UNEB), Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Criação Literária e do Núcleo de Estudos da Crítica e da Cultura Contemporânea, ambos filiados ao Programa de Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O evento é gratuito e os interessados em participar como palestrante devem realizar as inscrições até o dia 31 de março. Já as inscrições para ouvinte serão abertas a partir do dia 3 de abril.
A programação da iniciativa vai reunir rodas de conversas, lançamento de livros e o lançamento do site “BRICSCultural em movimento”. O evento será de forma híbrida e as atividades online serão transmitidas através de dispositivos de conectividade da Maison du Brésil e do canal do Pós-Critica da UNEB, no YouTube.
Além da UNEB e da Ufba, a jornada tem como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Universidade Estadual de São Petersburgo, a Universidade Jawaharlal Nehru, a Universidade Nacional Maior de São Marcos, e a Universidade de Stellenbosch.
Texto: Caio Santos/Ascom