
A Comissão Eleitoral das Eleições Diretas para os Cargos de Reitora e Vice-Reitora da universidade informou, em transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube, o resultado do pleito realizado nesta quarta-feira (8), confirmando a vitória da chapa “Uma UNEB, Muitas Vozes”, composta pelas professoras Adriana dos Santos Marmori Lima, reeleita reitora, e Dayse Lago de Miranda, reeleita vice-reitora, para o quadriênio 2026–2029.

Do total de votos válidos, as candidatas obtiveram um total de 9.063 votos. Foram apurados também 328 votos em branco e 490 votos nulos. A apuração foi realizada de forma automática, por sistema eletrônico, e todo o processo foi acompanhado por auditoria externa independente, que assegurou a transparência e a confiabilidade do resultado.
O processo de votação ocorreu na modalidade online, das 8h às 20h, por meio do sistema eletrônico de votação, garantindo sigilo, segurança e integridade dos votos.
Participaram do pleito docentes, técnicos administrativos e discentes da universidade regularmente habilitados, em conformidade com a Resolução Consu nº 1.602/2023, que estabelece o voto paritário entre os três segmentos da comunidade acadêmica, cada um com peso de um terço no resultado final.
De acordo com o cronograma do processo eleitoral (Resolução Consu nº 1.699/2025), a proclamação oficial do resultado será realizada pela Comissão Eleitoral nesta quinta-feira (9), com o detalhamento da votação por campus/departamento e unidade da universidade.
Em seguida, estão previstas as etapas finais do processo: homologação do resultado em reunião do Conselho Universitário (Consu), até o dia 22 de outubro, e encaminhamento da lista tríplice ao governador do Estado da Bahia, até dia 24 de outubro, para a nomeação e posse das gestoras releeitas da universidade.