
Em reunião extraordinária, realizada na tarde dessa terça-feira (1º), o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou o cronograma do processo eleitoral para eleição direta do reitor(a) e vice-reitor(a) da universidade.
Segundo deliberação dos conselheiros, a votação para escolha dos gestores, cujo mandato será de 2026 a 2029, vai acontecer no próximo dia 8 de outubro. O período de campanha eleitoral ocorrerá entre os dias 12 de agosto a 4 de outubro.

A sessão, que congregou mais de 40 conselheiros, se deu remotamente, por videoconferência, e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube.
Além do calendário eleitoral, outros processos de relevância compuseram a pauta da reunião, a exemplo da revisão da Política Institucional de Acessibilidade e Inclusão da UNEB, proposta pela Reitoria e aprovada por unanimidade.
“Precisávamos revisar e atualizar essa politica por conta de legislações novas e das experiências e vivências da própria comunidade acadêmica”, salientou a reitora Adriana Marmori, presidente do Consu.
Em seu parecer, a relatora do processo, Andréa Cristiana, observou que essa revisão “reflete o amadurecimento da nossa comunidade em relação à politica de acessibilidade e inclusão, um tema sensível e imprescindível para a vida acadêmica, para docentes, técnicos e estudantes”.

Os conselheiros aprovaram ainda, por unanimidade, as resoluções ad referendum da pauta, além da proposta de credenciamento da UNEB na Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex).
A reitora destacou, no fim da sessão, que, “embora tenha sido uma das reuniões extraordinárias mais breves do Consu, foram aprovados processos muito relevantes“.
“Parabenizo a todas e todos os conselheiros pelo trabalho, desejando que este Conselho continue deliberando pautas importantes e, mais do que isso, primando pela qualidade e excelência acadêmica e administrativa desta universidade, que se consolida, a cada dia, como uma instituição de respeito para todos os baianos e baianas, como também no Brasil e internacionalmente”, concluiu Adriana Marmori.
Vice-presidente do Consu, a vice-reitora Dayse Lago também parabenizou e agradeceu os conselheiros pelos esforços na apreciação da pauta.
“Destaco a relevância para a universidade da deliberação do cronograma eleitoral e da revisão da política de acessibilidade e inclusão”, disse Dayse Lago.
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.




