
Entre os dias 4 e 6 de junho, Salvador foi palco de debates e articulações no campo da inovação com a realização do Encontro Regional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) Nordeste, que integrou em sua programação o III Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNEB.
Com o tema “Articulação Interinstitucional e Aprendizagem Coletiva”, o encontro propôs ir além da troca pontual de experiências, buscando construir os alicerces de uma rede de aprendizagem permanente. A iniciativa contou com a parceria da UNEB, através da Agência UNEB de Inovação (AUI), da Universidade Federal de Bahia (Ufba) e da Secretaria de Tecnologia do Estado da Bahia (Secti).
No dia 5 de junho, a UNEB sediou as atividades do evento, reunindo pesquisadores, gestores e representantes da inovação no Teatro da Uneb, no Campus I da instituição, em Salvador. Foram realizados painéis temáticos com foco em empreendedorismo, transferência de tecnologia e redes de cooperação.
De forma concomitante, a atividade abriu espaço para painéis temáticos e também um encontro com o Grupo de Trabalho do Edital Proinovação. Enquanto os painéis promoviam debates sobre estratégias de inovação e parcerias universidade-empresa, o GT do Proinovação reuniu pesquisadores(as) da UNEB para apresentação dos resultados dos projetos contemplados pelo edital, reforçando assim o compromisso institucional com a ciência voltada às demandas sociais e territoriais.
Dois painéis contaram com expressiva participação de docentes da UNEB: o Painel 6 — “Empreendedorismo, Transferência de Tecnologia e Vitrines Tecnológicas” — que foi mediado pelo professor e pesquisador Fernando Carvalho; e o Painel 9 — “Experiências baianas exitosas II: Redes e relações universidade-empresa” , que foi conduzido pela professora e coordenadora da AUI, Suely Messeder, que apresentou o processo de criação do Fórum dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Bahia, articulado a partir do II Encontro Baiano de CTI.
O evento foi concluído com lançamento do livro “Ciência e Tecnologia por Demanda”, organizado pela docente Suely Messeder, pela reitora da UNEB, Adriana Marmori, e pelo professor Fernando Carvalho. A obra reúne reflexões e resultados dos painéis e grupos de trabalho do I Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em 2023, reafirmando o compromisso da UNEB com uma ciência orientada pelas demandas concretas dos territórios.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom
Fotos: Kamilly Benice/TV UNEB




