Ampliar a noção de História do Brasil, a partir do estudo de narrativas expressas pelas populações indígenas e afro-brasileiras, através das artes, da oralidade, das festas, ritos e demais manifestações culturais brasileiras.
Esse é o objetivo Projeto de Pesquisa e Extensão Arribar o Céu: artes, saberes e histórias dos Sertões indígenas e afro-brasileiros, que será lançado no dia 28 de abril, às 19h30, com transmissão pelo canal do Campus IV Jacobina – BA, no YouTube.
A iniciativa, coordenada pela professora Cláudia Pereira Vasconcelos, prevê diversas ações. Em 2022, a principal será a criação do Grupo de Estudos e Experimentações sobre artes indígenas e afro-brasileiras.
O foco do grupo, que será aberto a qualquer pessoa interessada, é estudar a vida e obra de artistas indígenas e afro-brasileiros da cena contemporânea e passada, de diferentes gêneros, gerações, linguagens e regiões.
Cada artista será estudado em um ciclo de quatro encontros, com duração de três horas. Nesta edição de 2022, será trazida à cena a trajetória e obra de Jaider Esbell (artista do povo Makuxi de Roraima), de Carolina Maria de Jesus (escritora e multiartista de Minas Gerais/São Paulo) e do Cacique Juvenal Payayá (escritor e desenhista, pertencente ao povo Payayá da Bahia).
Como forma de democratizar o acesso dos participantes aos conteúdos, o grupo funcionará num formato híbrido, alternando encontros presenciais (na cidade de Jacobina) e mediação tecnológica (via o Google Meet), conforme um calendário previamente divulgado.
“A metodologia utilizada articula a triangulação entre biografia, obra e contexto histórico, geográfico, político e cultural no qual o artista está ou estava inserido, tudo isso conectado com vivências sensoriais”, explicou a coordenadora.
Toda a concepção do Projeto tem como premissa fundamental as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, trazendo como inspiração movimentos e pedagogias brasileiras, a exemplo da Pedagogia Griô, da Pedagogia CRIA e da Pedagogia do Oprimido.
Informações: projetoarribaroceu@gmail.com / Ig @arribaroceu