Juazeiro: Colóquio Brasil Itália destaca educação contextualizada e estratégias de internacionalização

A UNEB, através do projeto de pesquisa INTEREURISLAND, e a Universidade de Pádua (Itália) realizarão o I Colóquio Brasil Itália nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Campus III da universidade, em Juazeiro.

O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Território Semiárido (PPGESA), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH III), abordará o tema Educação Contextualizada e o Diálogo Intercultural na Implementação de Novas Estratégias de Internacionalização da Extensão no PPGESA DCHIII/UNEB.

A iniciativa busca promover discussões sobre a ideia de “glocalização”, a partir das contribuições teóricas propostas pelo sociólogo e teórico da globalização Roland Robertson, como uma das referências interpretativas e de diálogo com/entre as culturas, os povos e as dimensões das relações construídas na internacionalização de saberes, formações, dos processos culturais e comunicacionais no mundo.

Podem participar do colóquio, estudantes, professores e pesquisadores dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior situadas nas cidades de Juazeiro e Petrolina, no Brasil, e de Padova e Rovigo, na Itália. As inscrições devem ser realizadas no site www.coloquiobrasilitalia.com.

Extensa programação

O I Colóquio Brasil Itália reserva uma programação diversificada composta por mesas de debates, apresentações culturais, lançamentos de livros, além de atividades extensionistas e culturais. Destaque para a conferência de abertura intitulada Pedagogia e Diálogo intercultural, que será proferida pelo professor Giuseppe Milan (UNIPD, Itália), no dia 21 de agosto, às 10h, no Auditório ACM, no campus.

Para o professor Edmerson Reis, um dos organizadores do evento, a conexão entre pontos distintos do planeta, definida pela integração entre sociedades e suas culturas, influenciando-se mutuamente, não pode ser considerada linear, pois ela se manifesta traçando contornos e características distintas a cada realidade, definindo uma inter-relação entre o local e o global com especificidades distintas.

Nessa perspectiva, a coordenadora do PPGESA, Carla Paiva, esclarece que, a partir da organização do colóquio, as instituições parceiras pretendem refletir sobre uma educação que se fundamenta na própria realidade como ponto de partida e de chegada dos conhecimentos e saberes diversos e de diálogo com as novas dimensões globais, a partir da lógica da interculturalidade.

Segundo o professor do programa Nicola Andrian, o objetivo é pensar novas estratégias de intercâmbio e internacionalização da extensão, por meio da abordagem do conceito GloCal (do contexto para o mundo).

Informações: PPGESA/Campus III – tel. (74) 3611 6860 ou e-mail ppgesa@uneb.br.

Texto editado pela Ascom/UNEB