Julho das Pretas: giras multicampi da UNEB mobilizam coletivos para Marcha das Mulheres Negras

A UNEB, por meio das pró-reitorias de Extensão (Proex), de Ações Afirmativas (Proaf) e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), realizará durante os meses de julho e agosto as Giras de Reparação e Bem-viver no Julho das Pretas – uma série de encontros com coletivos e movimentos sociais com o objetivo de mobilizar para a II Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá em Brasília, no próximo dia 25 de novembro.

As giras acontecerão por mediação tecnológica e articulam ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação, promovendo a escuta, memória e protagonismo dos feminismos negros. Entre os coletivos e movimentos participantes, estão o Centro de Estudos em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade (Cegres/Diadorim) e o grupo de pesquisa Candaces da UNEB, além do Fórum de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e do Odara Instituto da Mulher Negra, entre outros.

No dia 28 de julho, às 17h, acontece a Gira dos Núcleos Territoriais 1 e 2, contemplando os municípios de Brumado, Caetité, Guanambi, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Seabra. No dia 1º de agosto, ocorre a Gira dos Núcleos Territoriais 3 e 4, abarcando as populações de Santo Antônio de Jesus, Valença, Ipiaú, Euclides da Cunha, Alagoinhas e Canudos.

Já no dia 4 de agosto, às 17h, está agendada a Gira do Núcleos Territoriais 5 e 6, envolvendo as comunidades de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itaberaba, Xique-Xique, Jacobina e Irecê. A programação continua no dia 11 de agosto com a Gira dos Núcleo Territorial 7, também às 17h, contemplando as comunidades de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso e Jeremoabo. Por fim, no dia 18 de agosto acontece a Gira dos Núcleos Territoriais 8 e 9, congregando as populações de Conceição do Coité, Serrinha, Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas.

Para participar das giras multicampi, acesse abaixo os links (Microsoft Teams):

GIRA dia 28/07 – https://abre.ai/m9z1

GIRA dia 01/08 – https://abre.ai/m9z5

GIRA dia 04/08 – https://abre.ai/m9z6

GIRA dia 11/08 – https://abre.ai/m9Ac

GIRA dia 18/08 – https://abre.ai/m9Ad

O Julho das Pretas é um marco fundamental na luta por visibilidade, reconhecimento e justiça para as mulheres e as mulheridades negras da Bahia e de todo o Brasil. Criado em referência ao 25 de JulhoDia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra –, o mês é repleto de atividades, debates e ações que celebram a resistência e a potência das mulheres negras em todos os espaços da sociedade. 

Texto: Proex, com edição da Ascom. Imagem: divulgação.