
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) participará da Marcha das Mulheres Negras 2025, no próximo novembro, em Brasília.
A mobilização em direção à marcha dá continuidade ao processo de constituição do comitê de assessoramento da UNEB para a Marcha, movimentos departamentais de mobilização e formação e ao processo iniciado no Julho das Pretas 2025, quando foram realizadas as Giras de Reparação e Bem-viver.
Essa construção se dá por meio do diálogo entre os centros, grupos de pesquisa e coletivos universitários Candaces, Cepaia, Diadorim, Flores do Sisal, Rhecado, Sankofa, o Comitê Sertão do São Francisco e os movimentos sociais Instituto Odara – Instituto da Mulher Negra, Rede de Mulheres Negras da Bahia.
As giras ampliaram a escuta ativa da comunidade acadêmica. “Uma articulação que evidencia a importância de manter e ampliar a implementação de ações extensionistas e políticas de ação afirmativa, presentes da UNEB para promover justiça cognitiva e social, garantindo que todas as mulheres negras possam viver com dignidade em qualquer território”, afirma a Reitora Adriana Marmori.
A marcha não é concebida como ato de protesto. “É uma ação pedagógica, política e espiritual: ocupar o espaço público para dizer que as feridas do passado precisam ser tratadas e que um futuro mais justo só se constrói com consciência histórica, solidariedade e novas formas de viver juntos”, afirma a professora Joana Leôncio, do Coletivo Candaces (UNEB).
No dia 25 de novembro de 2025, em Brasília, o grupo organizado pela UNEB soma-se à marcha nacional por reparação e Bem Viver. A instituição colabora com a participação das mulheres negras que manifestaram interesse e preencheram o formulário disponibilizado durante as giras de reparação e Bem Viver.
Acompanhe as ações em prol da Marcha que publicaremos por aqui e pelo perfil instagram.com/oficialuneb.