A UNEB concluiu, nesta segunda-feira (9), a aplicação das provas do Vestibular 2023, na capital e interior do estado. O segundo dia de exame contou com a participação de 18.973 candidatos. O índice de abstenção total este ano foi de 21%.
Hoje foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram quatro horas para concluir os exames e só puderam deixar os locais após duas horas do início. De acordo com o edital, os gabaritos das provas serão divulgados nesta quarta-feira (11).
No Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, após três horas de início das provas, alguns candidatos já deixavam o local com expectativa de aprovação e de avaliação dos dois dias do processo seletivo.
“Eu achei a prova bem tranquila. As provas da área de humanas sempre tenho bom desempenho, mas, como hoje foram questões de exatas, senti dificuldade de respondê-las. Por ter concluído o ensino médio recentemente e está ainda com a maioria dos assuntos frescos na cabeça, avalio que fiz uma boa prova e agora é só esperar o resultado”, analisou o jovem João Pedro Campos, 18, candidato a uma das vagas do curso de Direito.
Primeira vez como vestibulanda da UNEB e concorrente a uma das vagas para o curso de Psicologia, a candidata Andressa Alves, 18, declarou estar confiante em ser aprovada na seleção. “Apesar do cansaço pelos dois dias de prova, creio que me preparei o bastante durante todo o ano passado para este momento do vestibular. Torço para ser aprovada!”.
Processo seletivo tranquilo
A aplicação dos dois dias de provas do Vestibular UNEB 2023 foi marcada pela tranquilidade, segurança e trabalho intenso da equipe atribuída à organização do certame.
A coordenadora Lucília Vieira, responsável pela aplicação dos exames no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, destacou que a realização do certame na unidade ocorreu sem intercorrências.
“Os dois dias de aplicação de provas ocorreram de forma tranquila. Esta unidade escolar é recém-reformada, com salas climatizadas, o que torna o ambiente agradável e confortável para os candidatos. Além disso, recebemos aqui vestibulandos com necessidades especiais, em salas com adaptação apropriada para melhor atendê-los”, explicou a coordenadora.
Para a coordenadora do Centro de Processos Seletivos (CPS) da UNEB, Heliane Mota, o processo de seleção do vestibular foi de trabalho intenso, mas transcorrido com normalidade.
“Tivemos cerca de 2.200 profissionais, em sua maioria, servidores e professores da universidade que colaboraram para aplicação das provas na capital e em mais 23 cidades do estado. Nesta edição, contamos com a parceria operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Estamos bem felizes com o resultado e estamos de braços abertos para receber novos estudantes na nossa instituição”, ressaltou a coordenadora.
Vagas e concorrência
O Vestibular UNEB 2023 está oferecendo 5.276 vagas pelo processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.276) e na modalidade a distância (EaD), oferecidos pela instituição (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UNEB (350).
As opções de curso ofertadas estão distribuídas em todos os territórios de identidade do estado da Bahia. O certame prevê o preenchimento das vagas para os dois semestres do ano letivo de 2023.
Nesta edição do certame, a UNEB oferece 172 opções de cursos. Os de maior concorrência no Vestibular 2023 são: Medicina, Direito, Psicologia, Enfermagem e Medicina Veterinária.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom