PRAES, 15 ANOS: UNEB celebra história e conquistas da pró-reitoria em evento marcado pela emoção

Gestores, ex-gestores, representantes estudantis e comunidade acadêmica participaram da celebração.

Um evento marcado pela emoção dos participantes celebrou o aniversário de 15 anos da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) da UNEB, realizado ontem (11) no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, em Salvador.

Com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube, a celebração foi prestigiada pela reitora Adriana Marmori, a vice-reitora Dayse Lago, pró-reitores e outros gestores, representantes estudantis, docentes e técnicos administrativos da universidade.

Além da reitora e da vice-reitora, compuseram a mesa de honra o pró-reitor Magno Merces (Praes) e as representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Mariela Santos, e do Movimento das Casas de Estudantes (MCE) da universidade, Gabriela Mendes.

Com o tema “15 anos Praes: movimento, acolhimento e luta”, a programação teve início com uma apresentação musical do Grupo Jam e exibição de um vídeo comemorativo da data (veja abaixo).

“Estou aqui tomada pela emoção e, ao mesmo tempo, pela alegria de estarmos comemorando os 15 anos da Praes, uma história da qual participei ativamente e afetivamente antes mesmo da criação da pró-reitoria”, afirmou Adriana Marmori.

Reitora Adriana Marmori recebeu agradecimento especial do pró-reitor Magno Merces: atenta e perspicaz.

A reitora fez uma breve retrospectiva dos movimentos e processo histórico que resultou na constituição da Praes em 2009, na gestão do ex-reitor Lourisvaldo Valentim, quando Adriana Marmori era pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, saudando “todos os pró-reitores e as pró-reitoras que estiveram à frente da Praes e que, com os estudantes, contribuíram para a construção coletiva da pró-reitoria e das políticas de assistência e permanência estudantil nesses 15 anos”.

Avançamos em muitos pontos nessa trajetória, mas precisamos avançar em outros. O mais importante é que precisamos viver a Praes – e viver a Praes é viver o sentimento e o sentido de ser estudante, hoje e sempre, para estarmos sempre aprendendo, contando com outras mãos, outras cabeças, outros olhares, para que a gente se constitua enquanto gente. Agradeço e parabenizo todas e todos que estão nessa trabalho e nessa luta”, ressaltou Adriana Marmori.

Emocionada também, a vice-reitora Dayse Lago relembrou as dificuldades que enfrentou para se manter como estudante na universidade, quando não havia politicas de assistência estudantil.

“Hoje temos essa perspectiva de os estudantes serem protagonistas, de estarem fazendo conosco, gestores, e construindo a universidade conosco. E isso é fruto do compromisso que esta gestão tem com a escuta das demandas do estudantes. Que a Praes continue nesse movimento de escuta constante, se aperfeiçoando, para que possamos oferecer o melhor para os estudantes”, enfatizou Dayse Lago.

Agradecendo a presença de todos, em especial dos estudantes e dos ex-pró-reitores da Praes, Magno Merces destacou o apoio recebido da reitora Adriana Marmori e de sua equipe de gestão para desenvolver as atividades e programas da pró-reitoria.

Adriana Marmori e Magno Merces (ao centro) parabenizaram os ex-pró-reitores da Praes pela dedicação e legado.

“Quero agradecer a essa gigante que é a nossa reitora, por todo à Praes, uma gestora sempre atenta e perspicaz com a pauta estudantil. Tanto que foi ela, na época como pró-reitora de Extensão, que criou a Praes, claro que em uma construção coletiva, mas foi ela que liderou esse movimento”, reforçou Magno Merces.

O pró-reitor apresentou ainda o selo “Inspira Praes“, um projeto que “se destina a promover encontros de integração entre os membros da equipe da pró-reitoria, momentos de aproximação com temáticas que circundam as políticas de assistência estudantil e as demandas atuais da comunidade discente”.

As representantes discentes também reconheceram a relevância do trabalho da Praes. “Eu sou filha do Universidade para Todos (UPT), filha das cotas da UNEB, e sempre pude contar com a Praes nessa luta pela permanência na universidade”, contou Mariela Santos, do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

“Esta é uma data especial para parabenizar e agradecer. Reconhecemos o empenho da gestão da UNEB e os avanços concretos que tivemos. Acima de tudo, o acolhimento e escuta ativa de nossas inquietações. Nosso muito obrigado por transformarem vidas e sonhos em realidade“, ressaltou Gabriela Mendes, do Movimento das Casas de Estudantes (MCE) da universidade.

No encerramento da celebração, foram entregues placas de homenagem à reitora, vice-reitora e outros gestores, além de ex-pró-reitores e do atual pró-reitor da Praes, e de representantes estudantis da UNEB.

Veja vídeo com depoimentos sobre os 15 anos da Praes:

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Fotos: Danilo Oliveira/Ascom.