Professora Adriana Marmori discursa na Tribuna Popular da Câmara de Barreiras sobre novo reitorado e protagonismo feminino

Sessão especial contou com a presença de autoridades, familiares e membros da comunidade acadêmica

“Vocês nem imaginam o quanto estou feliz ao me colocar aqui na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Barreiras! Aqui, desse lugar, vislumbro toda a minha trajetória, todos os caminhos trilhados, pessoas e lugares. Em minha alma vêm as lembranças dos momentos mais difíceis e dos momentos mais alegres. Sou desta terra! Sou da Bacia do Rio Grande! Sou do Oeste Baiano!”

Adriana: “precisamos reconhecer a realização de grandes projetos e responsabilidades às mulheres”

Com essas palavras a Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori, iniciou o seu discurso na noite de ontem (9), durante a Tribuna Popular: Semana da Mulher, na Câmara Municipal de Barreiras.

A gestora, convidada pelo presidente da casa, Otoniel Teixeira, falou sobre o protagonismo das mulheres na contemporaneidade e sobre as perspectivas e desafios do novo reitorado da UNEB. “Falando daqui desta tribuna, na condição de uma mulher gestora e acompanhada na gestão por tantas outras mulheres, digo que precisamos reconhecer a realização de grandes projetos e grandes responsabilidades às mulheres, sobretudo neste insistente cenário de discriminação, de rendimentos ainda inferiores aos dos homens, mesmo com a escolaridade mais alta”, afirmou.

Adriana pontuou ainda que a vulnerabilização da mulher no processo histórico da formação da sociedade brasileira é algo que não podemos desprezar. “A colonização, a escravidão, o racismo, o machismo, o patriarcalismo e o patrimonialismo são fenômenos que influenciam os dados de desigualdades que ainda convivemos na contemporaneidade. Não nos abateremos, porque sabemos também das grandes realizações das gerações ancestrais de mulheres, que nos deixaram legados de luta e resistência”, frisou a reitora.

O presidente da Câmara, Otoniel Teixeira, comemorou a presença da reitora na tribuna popular e reforçou a importância do protagonismo feminino nos espaços de poder.

“Receber a professora Adriana aqui engradece muito os trabalhos da casa e do legislativo, ainda mais neste mês especial em que estamos debatendo, ao longo das sessões, o tema do crescimento e protagonismo da mulher. Tendo ela como reitora, é motivo de grandeza para a nossa cidade e para a educação da nossa cidade. É Barreiras sendo vista no estado da Bahia”, celebrou o vereador.

Perspectivas e desafios da nova gestão

A UNEB lança, nesta semana, no campus de Barreiras, o Programa Reitoria em Movimento, uma iniciativa que busca aproximar a Reitoria da comunidade acadêmica e da comunidade externa para dar apoio às ações que oportunizam a descentralização da gestão universitária e a ampliação da autonomia político-administrativa dos departamentos da Universidade do Estado da Bahia.

“Estou aqui acompanhada da minha vice-reitora, a professora Dayse Lago, e com parte da minha equipe de gestão, para iniciar o plano piloto do Programa Reitoria em Movimento, que coincide com a convicção de que o caráter multicampi e multiterritorial é a melhor forma de darmos conta de atender às aspirações mais urgentes da população baiana”, explicou.

O programa considera as discussões e contribuições recebidas durante o período de campanha eleitoral para a Reitoria da UNEB no quadriênio 2022-2025, que possibilitaram a redação do Projeto de Gestão da chapa ancorada em uma defesa cujo lema era: “Por uma UNEB: inclusiva, autônoma e democrática”.

Homenagem e reconhecimento

A reitora celebrou com gestoras da universidade, representantes políticas e lideranças barreirenses

Participaram da sessão 15 vereadores, que a homenagearam com falas fortes, acolhedoras e, sobretudo, de reconhecimento e valorização de sua trajetória de vida, pessoal e profissional.

“Eu saí da UNEB, mas a UNEB não sai de mim. Tudo o que aprendi devo a essa universidade. Sou colaboradora da UNEB e continuarei sendo enquanto vida eu tiver. Foi nesta universidade que aprendi a socializar conhecimento e a ser transparente em nas ações e, como mulher, saber que lá é também um espaço em que se trava lutas diárias em favor das mulheres”, enfatizou a vereadora Carmélia da Mata.

Vice-reitora da UNEB, professora Dayse Lago registrou os seus agradecimentos pela oportunidade de participar do evento. “Me emocionei muito, porque ouvi nas falas das mulheres lutas comuns de todas nós”, afirmou.

A reitora foi também homenageada por seus familiares, representados pelo seu irmão

“É importante para a UNEB ser representada por uma figura como a professora Adriana, uma pessoa de determinação, de consciência do seu papel e sobre o que a universidade fez e poderá fazer pela emancipação das pessoas”, destacou a gestora.

A reitora foi homenageada também por sua família e amigos, por meio do seu irmão, Adilson Marmori, e pelas vereadoras da casa Alcione Rodrigues,  Carmélia da Mata, Doutora Graça Melo, Ivete Ricardi, Teteia Chaves e Silma Alves.

A sessão contou com a presença do Chefe de Gabinete da UNEB, Pedro Daniel Souza, e do Assessor chefe da Reitoria, Sérgio São Bernardo, além de pró-reitoras e assessores da universidade. Participaram ainda autoridades políticas e representações civis.