O programa “Univerciência” estreou episódios inéditos da sua quarta temporada em 12 de novembro, mantendo sua forte marca de conteúdo diversificado e colaborativo, que tem a missão de difundir a ciência produzida na região Nordeste do país.
A UNEB é uma das instituições que participa do projeto, e segue firme com a exibição de todos os novos episódios em seus canais da TV UNEB, além de colaborar com envio de matérias e reportagens para compor o programa.
A universidade terá matérias exibidas em pelo menos quatro episódios da nova temporada. O primeiro já foi ao ar, e exibe reportagem que trata sobre a pesquisa de estereótipos do Brasil na mídia internacional, de autoria da professora do curso de Letras com Espanhol da instituição, Carla Severiano. O produto é resultado de uma disciplina do curso de Relações Públicas da UNEB, ministrada pela professora Kátia Morais, em parceria com a TV UNEB.
Já neste sábado (17), o programa vai exibir a reportagem sobre a produção de material didático intercultural para educação escolar indígena, com rica explicação do pesquisador da UNEB, Leonardo Lins, e do professor indígena da escola Pataxó Tingui do Guaxuma, Lenilson Silva. A produção conta com a colaboração do núcleo da TV UNEB de Juazeiro e participação dos estudantes de jornalismo do campus.
Esta temporada ainda reserva apresentação da matéria sobre uma pesquisa realizada pelo docente Jorge Cavalcante, desenvolvida no Piemonte da Diamantina e que torna referência ao criar protocolo para a saúde física e mental de crianças e adolescentes com transtornos de Neurodesenvolvimento (TEA e TDC), do campus da UNEB, em Jacobina.
A quarta temporada do programa “Univerciência” vai ao ar até o fim do fevereiro de 2023.
Produção de conteúdo colaborativo
O programa “Univerciência” conta com a participação de 40 instituições públicas de ensino superior do Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
A atração semanal, que a UNEB integra, visa promover um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.
Além de novas universidades estaduais e federais de diversos estados, o programa teve a adesão de todos os 11 institutos federais nordestinos e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A produção, articulação, exibição e distribuição do “Univerciência” são feitas pela TVE Bahia. Os conteúdos produzidos pelas próprias universidades são apresentados, produzidos e editados pela TV UESB.
O conteúdo poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na internet por cada TV e universidades participantes, com potencial de alcance de cerca de 100 milhões de pessoas.
Todos os cinco núcleos da TV UNEB em Salvador, Juazeiro, Conceição do Coité, Seabra e TV CAECDT contribuem com a produção de conteúdos para as edições do programa.
Os professores e pesquisadores da UNEB que desejam executar pautas em parcerias para o programa ‘Univerciência’, devem entrar em contato com a TV UNEB pelo e-mail listaascom@uneb.br.
Imagem (destaque): Divulgação