Projeto de extensão da UNEB promove workshop que valoriza a atuação feminina nas Ciências Exatas

Evento destacou o tema “Para Todas as Mulheres e Meninas: Direitos, Igualdade, Empoderamento”.

O projeto de extensão “Elas nas Exatas” da UNEB, realizou na última quarta-feira (14), no Campus I da Universidade, em Salvador, o VII Workshop “A Presença Feminina nas Ciências Exatas e da Terra”.

Dayse: “projeto Elas nas Exatas é uma iniciativa potente e resiliente”.

O evento teve a finalidade de divulgar as contribuições de mulheres ao campo científico nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o evento contou com mesas de debate, minicursos e oficinas lideradas por mulheres.

A mesa de abertura reuniu a vice-reitora Dayse Lago, a pró-reitora de Extensão (Proex), Rosane Vieira, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), Ednice de Oliveira e a coordenadora do projeto Elas nas Exatas, Maria Cristina Elyote.

“O projeto Elas nas Exatas é uma iniciativa potente e resiliente. Dar visibilidade ao que fazemos na Ciência é também uma forma de inspirar outras mulheres a se reconhecerem, se sentirem representadas e perceberem que também são capazes de produzir conhecimento científico”, afirmou Dayse Lago.

Elyote: “Elas nas Exatas é requisitado como referência na inclusão de mulheres nas Ciências”.

Durante o evento, a coordenadora do projeto “Elas nas Exatas”, Cristina Elyote destacou a importância do reconhecimento ao projeto. “É muita alegria estar aqui, ver que as pessoas acreditam no nosso projeto, tanto dentro da Universidade quanto fora. Hoje, o Elas nas Exatas é requisitado como uma referência na inclusão de mulheres nas Ciências”, declarou.

Ao comentar sobre a expansão do projeto para novas frentes, a pró-reitora da Proex, Rosane Vieira, destacou o crescimento e o compromisso da iniciativa. “De forma orgânica e disciplinada, temos construído um projeto cada vez mais forte e consolidado. E hoje, ao mirarmos levar a iniciativa do ‘Elas nas Exatas’ para a Educação Básica, estamos ampliando algo que é intrínseco à UNEB”, declarou, referindo-se à participação do projeto no Clube de Ciência, que atuará em escolas municipais e estaduais da Bahia.

Rosane: “Temos construído um projeto cada vez mais forte e consolidado”.

Em seguida foi realizada a palestra “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento” com a professora Érica Macedo. Em sua fala, Érica fez um apanhado histórico da presença feminina nas ciências exatas, uma discussão sobre a importância do empoderamento feminino nesse processo e uma reflexão sobre o cenário atual da Universidade dentro do processo de inclusão das mulheres nas ciências exatas.

A programação do evento contou ainda com outras atividades com destaque para o momento Papo Com a Cientista com a pesquisadora Sônia Guimarães e a reunião Rede Baiana de Mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) na Bahia com o lançamento da logomarca do coletivo.

O Workshop foi realizado em parceria pelos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI) e Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da Universidade. Os interessados devem realizar inscrição no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB.

Durante o evento, o público ainda pôde prestigiar a Exposição Remember Maryam Mirzakhani, que homenageia a primeira mulher e única iraniana a receber a maior honraria da matemática mundial, a Medalha Fields.

Texto: Leandro Pessoa/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/ Ascom