Semana de Urbanismo destaca Justiça Ambiental e Emergência Climática: 5 a 7/11

Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador, realiza a XIX Semana de Urbanismo (SEMUR) , que neste ano traz como tema central “Justiça Ambiental e Emergência Climática”.

O evento, realizado por meio do colegiado de urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (Proet), busca promover reflexões e debates sobre os desafios ambientais nas cidades, ressaltando o papel das políticas públicas, da ciência e da participação social na construção de territórios mais sustentáveis e justos.

A programação contempla mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas e palestras que dialogam com questões urgentes da atualidade, como o impacto das mudanças climáticas nos ambientes urbanos e as lutas por justiça ambiental.

No dia 5 de novembro, a mesa de abertura discute o tema “Impacto das mudanças climáticas nos ambientes urbanos”, seguida, no turno da tarde, pela apresentação de trabalhos do Proet.

Já no dia 6, o debate da manhã será em torno das “Lutas por justiça e contra o racismo ambiental nas cidades”, seguido por uma tarde dedicada às oficinas temáticas.

Encerrando a programação, no dia 7, ocorre a mesa-redonda “Prevenção e mitigação de eventos climáticos extremos e sua mitigação em áreas urbanas”. À tarde, a convidada May East conduz a palestra de encerramento, com o tema: “Quais as saídas possíveis à crise climática se as cidades fossem planejadas pelas mulheres?”.

SEMUR 2025 reforça o compromisso da UNEB com a discussão de temas ambientais a partir de uma perspectiva interdisciplinar e inclusiva, fortalecendo o debate sobre justiça socioambiental no contexto urbano.

Informações: IG @semur_uneb.

Texto: NUCOM DCET I Edição: ASCOM