Seminário de Geopoética promove diálogo sobre paisagens transatlânticas: começa dia 23/10

II Seminário Internacional de Geopoética acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro com o tema “Paisagens Transatlânticas”.  

A abertura, no dia 23, acontecerá no Teatro Moliére, na Aliança Francesa, em Salvador. A programação se expande também para o Parque das Dunas, em Praia do Flamengo.  

O evento, que se inspira no pensamento de Kenneth White, criador da Geopoética, tem como objetivo promover reflexões com redes de estudos e de pesquisas em um diálogo interdisciplinar. A iniciativa reforça o compromisso da UNEB com a pesquisa e a cultura que reflitam sobre a sustentabilidade do meio ambiente.  

A programação contará com a presença de Régis Poulet, presidente do Institut International de Géopoétique e do artista Dominique Rousseau, parceiro de Kenneth White em criações poético-visuais. 
 
Na ocasião, será lançado também o livro A Carta Magna, em edição bilíngue, traduzido por Camilla Gomes Sant’Anna (UnB), Dominique Rousseau e Régis Poulet. A obra foi publicada pelo Grupo de Pesquisa Geopoética da Universidade do Estado da Bahia.  
 
O evento contará ainda com exposição, workshop e ateliê, coordenados pelas professoras Lirandina Gomes (UNEB) e Camilla Gomes Sant’Anna (UnB), em colaboração com convidados nacionais e internacionais. 

O seminário é organizado pelo grupo de pesquisa “Geopoética – Estudos do espaço, cultura, memória, literatura e artes”, vinculado à Cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB e do Instituto Camões (IC).

INSCRIÇÕES PARA MONITORIA 
 

O evento está ofertando 10 (dez) vagas de monitoria para estudantes dos cursos de Urbanismo, Letras, Turismos e 10 (dez) vagas para estudantes demais cursos.  

As inscrições para monitoria vão até o próximo dia 15 de outubro e podem ser realizadas por formulário online. 

 
FIDELINO FIGUEREDO  

A Cátedra Fidelino de Figueiredo é resultado de um convênio entre a UNEB e o Instituto Camões (IC). Desde 2013 funciona como espaço interdisciplinar de estudos, pesquisas e divulgação da história, da cultura, da língua e da literatura luso-afro-brasileira.  

Mais informações: catedrafidelino@uneb.br 

Texto: Marcus Gomes/ASCOM