Tag Archives: cooperação

Reitora da UNEB visita instituições em cinco cidades da África do Sul em missão anual da Abruem

Professora Adriana Marmori participou com o secretário de Relações Internacionais (Serint), Elizeu Clementino

A UNEB foi representada, pela sua reitora, professora Adriana Marmori, e pelo secretário de Relações Internacionais (Serint), Elizeu Clementino, na missão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada entre os dias 21 de agosto e 2 de setembro, na África do Sul.

A iniciativa, que ocorre anualmente, tem como objetivo estreitar relações, agregar conhecimentos, troca de experiências e firmar acordos de cooperação internacional entre as instituições visitadas e as universidades filiadas à Associação.

“A UNEB constitui-se enquanto uma universidade socialmente referenciada e que entende que a diversidade constrói, portanto, fundamental a nossa participação nessa missão, que busca fortalecer o espírito de cooperação entre universidades e o Brasil e a África. Foi uma oportunidade ímpar de conhecermos realidades diversas e prospectarmos parcerias e convênios”, avaliou a reitora.

Ao todo, a comitiva brasileira foi composta por 39 pessoas e visitou universidades nas cidades de Durban, Porto Elizabeth, Cidade do Cabo e Johanesburgo.

Início em Durban

O grupo de gestores e representantes de instituições brasileiras chegou à África do Sul pela cidade de Durban, onde realizaram, no hotel Blue Waters, ainda no dia 20 de agosto, a última reunião preparatória para a missão.

A comitiva iniciou as suas atividades com visitas e reuniões na University of Kwazulu-Natal (UKZN) e na Durban University of Technology (DUT). Pela manhã os participantes puderam dialogar e trocar experiências na UKZN e durante a tarde foi a vez da DUT.

Como agradecimento pela acolhida, na UKZN a Abruem entregou, com participação da reitora da UNEB, placas de homenagem ao professor e vice-reitor adjunto de Pesquisa e Inovação, Mosa Moshabela. Na DUT, quem recebeu a placa foi o reitor, Thandwa Mthembu.

Ainda durante o primeiro dia, a comitiva visitou o Centro de Excelência Aeroespacial e o Centro de Documentação de Sistemas de Conhecimento Indígena.

Os participantes conheceram ainda o Instituto de Tecnologia de Água e Esgoto da DUT, onde foram apresentados a tecnologias para soluções e inovações no tratamento de água e esgoto.

Na busca da excelência em programas de bolsa de estudos e disseminação de conhecimento para gerar benefício recíproco, a UNEB e a DUT deixaram encaminhado um Memorando de Entendimento (MoU) para colaboração acadêmica.

“Temos todas as possibilidades de assinatura desse acordo e com as outras universidades também. A etapa agora, pós-missão, é tratar bilateralmente das demandas e das especificidades para que possamos avançar para a assinatura deste e de outros acordos”, explicou o professor Elizeu, secretário de Relações Internacionais da UNEB.

Ainda na cidade, os participantes da missão puderam participar da 25ª Conferência Anual da Associação de Educação Internacional da África do Sul (25th Annual IEASA Conference), que contou com o tema “Olhar para trás, olhar para frente”.

O evento recebeu líderes, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes de internacionalização, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior para compartilharem ideias, resultados de pesquisas, experiências e exemplos de boas práticas.

Ações na Cidade do Cabo

No último dia 24, a comitiva seguiu para a Cidade do Cabo e pôde conhecer, no município vizinho, Stellenbosch, a Stellenbosch University (SU). Na Universidade a equipe visitou o SU Museum.

O museu, criado em 1962, retrata a história cultural local e inclui quatro casas de época que mostram a forma como as pessoas viviam e a diferença de estilos arquitetônicos ao longo dos períodos ilustrados.

Durante toda a visita, o cônsul adjunto e chefe do setor educacional do consulado geral do Brasil na Cidade do Cabo, Luiz Felipe Pereira, acompanhou a delegação brasileira, além de ter realizado a tradução da reunião. 

Já no segundo dia na capital do país, as reitoras, os reitores e representantes de universidades filiadas à Abruem visitaram a University of Westem Cape (UWC) e a University of Cape Town (UCT).

De acordo com a professora Adriana Marmori, reitora da UNEB, as tratativas entre a instituição e a UWC avançaram durante a visita, e já há um acordo de cooperação, com previsão de intercâmbio para todos os segmentos da comunidade universitária em apreciação por ambas as universidades.

Comitiva segue para Porto Elizabeth

No dia 28 de agosto, a comitiva já realizou a visita à Nelson Mandela University (NMU), em Porto Elizabeth. A instituição também manifestou interesse em consolidação de parceria com a UNEB.

O professor Elizeu Clementino sinaliza que o memorando de entendimento já está pronto e passa pela apreciação da reitora e da professora Sibongile Muthwa, vice-reitora da NMU.

Na cidade, a delegação brasileira visitou ainda Rhodes University, sétima a receber as gestoras e os gestores participantes da missão internacional da Abruem. O grupo foi recebido pelo reitor da Universidade, Sizwe Mabizela, e pela assessoria internacional. 

Trocas entre Brasil e África do Sul

No décimo dia da missão internacional da Abruem à África do Sul a delegação brasileira visitou a University of Johannesburg (UJ) e a University of the Witwatersrand (WIT).

As duas universidades estão localizadas na cidade de Joanesburgo, que é a maior cidade da África do Sul, com quase seis milhões de habitantes. Pretória, capital executiva do país, está localizada na região metropolitana de Johannersburg.

Pela manhã, a delegação brasileira visitou a University of the Witwatersrand. Eles foram recebidos por uma equipe de 21 gestores e servidores, que apresentaram os programas e potenciais da Universidade. O reitor da Wit, Zeblon Vilakazi, deu boas-vindas à comitiva durante sua fala.

As origens da Wits University estão na Escola de Minas da África do Sul, que foi fundada em Kimberley em 1896 e transferida para Johannesburg 1904. O status de universidade plena foi concedido em 1922.

Durante a tarde a comitiva brasileira visitou a University of Johannesburg. No local, foram recepcionados pelo professor e diretor sênior da divisão de internacionalização do local, Ylva Rodney-Gumede. A delegação pôde conhecer parte da estrutura da Universidade e também entender um pouco mais sobre o funcionamento local, tendo em vista que diversos gestores e professores realizaram falas sobre suas áreas de atuação.

A UJ transformou-se, ao longo dos anos, em uma instituição diversificada e inclusiva, com uma população estudantil de mais de 50 mil pessoas, das quais mais de três mil são estudantes internacionais de 80 países. Isto faz da University of Johannesburg uma das maiores universidades na área de internacionalização da África do Sul, levando-se em consideração as 26 universidades públicas que compõem o sistema de ensino superior.

O currículo da Universidade reflete cada vez mais os estudos anteriormente marginalizados que falam de uma agenda de transformação e descolonização, com a África no seu centro.

Fim para novos começos

A University of Pretoria (UP) e a University of South Africa (UNISA) foram as duas últimas instituições de ensino superior visitadas durante missão da Abruem à África do Sul

A Universidade de Pretória é uma das maiores universidades de pesquisa da África do Sul, com 1.108 programas de estudo, 94% de taxa de aprovações em graduações, 89% de módulos de graduação disponíveis de forma on-line e mais de 303 mil egressos. 

A University of South Africa é a maior instituição de ensino superior do continente africano e uma das maiores do mundo, com um quadro superior a 370 mil alunos do próprio país e de 110 outras nações. Está classificada entre as 10 melhores universidades da África, ocupando a quinta posição.  Por ser uma universidade aberta a distância e e-learning, a UNISA oferece flexibilidade aos seus alunos e eles escolhem quando, onde e como estudar. 

Todos os anos a Unisa forma mais de 54 mil licenciados qualificados para reforçar o mercado de trabalho do país. A maioria dos discentes da Unisa são de graduação, 40.820 estão matriculados em pós-graduação, sendo 10.699 em mestrado e doutorado. Cerca de 70% dos estudantes da UNISA são mulheres.

“A UNEB, em seus 40 anos, aprofundou a sua imersão no interior da Bahia e avançou na produção de ciência, alcançando impacto nacional e internacional. É nosso dever fortalecer diálogos e as relações internacionais, sobretudo, com países do sul global, para o êxito de ações de internacionalização que privilegiem a diversidade, a inclusão e a excelência acadêmica. Frente a esses objetivos comuns, considero que a missão foi de grande êxito e abre muitas perspectivas institucionais”, ressaltou a reitora da universidade, Adriana Marmori.

Texto: Assessorias de Comunicação da UNEB e da Abruem
Fotos: Divulgação

UNEB e Tribunal de Justiça da Bahia firmam acordo de cooperação para ações na capital e no interior do estado

Em reunião realizada na tarde hoje (24), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por intermédio da sua Universidade Corporativa (Unicorp), firmaram um Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica.

A formalização da parceria foi assinada pela reitora, professora Adriana Marmori, e pelos desembargadores Nilson Castelo Branco, presidente do TJBA, e Mário Albiani Júnior, diretor-geral da Unicorp.

“Essa é uma ampliação das nossas parcerias, com envolvimento da nossa comunidade acadêmica e da Unicorp, que tem um papel fundante na formação de magistrados. Prevemos ações que vão envolver todos os nossos cursos de Direito, mas, também as outras áreas, já que estamos dialogando sobre projetos em Educação, formação, direitos e Justiça”, destacou a reitora.

Ampliação de parcerias prevê participação das comunidades de diversos cursos da UNEB

Para o presidente do TJBA, é fundamental às duas instituições criar pontes e intercambiar ideias. “O poder judiciário, através de sua Universidade Corporativa, dialogando com a Universidade do Estado para que ambas se completem. Isso é um avanço institucional que é salutar”, ressaltou Nilson Castelo Branco.

A expectativa é que a multicampia e as credenciais da UNEB fortaleçam ações, também, de interiorização dos postos da Unicorp, como explica o diretor-geral: “a parceria pode potencializar projetos com o de descentralização da Universidade Corporativa, para a criação de unidades regionais, com conhecimento das diferentes realidades, para agregar os magistrados que servem às regiões”.

O desembargador sinaliza ainda a possibilidade de uma aproximação com a instituição de ensino superior através dos fóruns permanentes temáticos institucionais e interinstitucionais, em áreas como justiça restaurativa, direitos humanos, processo civil e outras de interesse social.

Assessor chefe da Reitoria, o professor Sérgio São Bernardo integra o grupo que conduz as discussões para o desenvolvimento dos planos de trabalho previstos pelo acordo e participou do encontro.

Para o gestor, o termo sintetiza uma aspiração da UNEB de se aproximar do poder judiciário baiano, em uma série de ações que envolvem discussões nas áreas “do direito, da pesquisa e da extensão jurídica. Penso que vai ser uma união que vai dar frutos importantes para o processo da educação jurídica na Bahia”.

As instituições seguem agora para a produção conjunta de planos de trabalho, para a materialização de iniciativas e para a mobilização das comunidades acadêmica e de magistrados.

Texto e Fotos: Danilo Oliveira/Ascom

UNEB assina Convênio de Mobilidade Estudantil com Instituições de Ensino Superior do Vale do São Francisco

Gestores das IES participantes assinaram o documento e apresentaram ações de mobilidade discente

A UNEB e instituições de ensino superior (IES) do Vale do São Francisco firmaram Convênio de Mobilidade Estudantil Inter IES. O documento garante a mobilidade acadêmica de estudantes de graduação.

A cerimônia para a assinatura do novo termo de cooperação técnica aconteceu na tarde de ontem (28), no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

Adriana Marmori: universidades buscam proporcionar outras oportunidades para estudos

Além da UNEB e Univasf, participam a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-SertãoPE) e a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, mantenedora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Aevsf/Facape).

O documento trata de uma renovação da pactuação que foi iniciada a partir do convênio consolidado entre as IES por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado em 2015, visando proporcionar aos seus alunos a realização de estudos em Instituições de Ensino Superior diferentes daquelas em que estão regularmente matriculados em cursos de graduação.

Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori destacou que o convênio é firmado em um momento de superação da pandemia, no qual as instituições devem proporcionar e fortalecer outras oportunidades para os estudos.

Cerimônia contou com a participação das instituições do Vale do São Francisco

A gestora sinalizou ainda que, nesta nova fase do convênio, existe a necessidade de um monitoramento ainda mais sistemático da vida do estudante em mobilidade, sobretudo, para diagnóstico sobre os acréscimos ao seu processo formativo.

“As universidades estão em diferentes territórios e esse convênio permite que os nossos estudantes transitem entre elas, dialogando com diferentes culturas e currículos, com outras rotinas acadêmicas. Construindo as suas experiências no ensino superior em diálogo com a diversidade e a pluralidade promovida por essas importantes parceiras”, reforçou a reitora.

O vice-reitor da Univasf, professor Roberto Jeferson do Nascimento, ressaltou que com esse ato estão, mais uma vez, estreitando importantes laços: “A mobilidade estudantil possibilita novos horizontes aos estudantes e isso deve impactar fortemente na sua formação. Parcerias como essa são sempre profícuas”.

Sobre a consolidação da proposta, a reitora do IF-Sertão, professora Maria Leopoldina Camelo, salientou que a celebração de uma nova assinatura aponta para o reconhecimento do êxito nas ações desenvolvidas entre as instituições.

Representantes celebraram compromisso pelo fortalecimento da formação acadêmica

“Seguimos criando oportunidades para os nossos estudantes, contribuindo não só para a formação instrucional, mas, também para uma formação cidadã, mais completa”, frisou a gestora.

Durante o encontro, as IES reforçaram que a mobilidade promove a troca de saberes e experiências entre discentes e docentes. Reitora da UPE, professora Maria do Socorro Cavalcanti afirmou que quando o graduando vai para outra instituição e retorna, ele traz algo que renova as práticas e fortalece os processos de ensino-aprendizagem.

A presidente da AEVSF/Facape, Larissa Soeiro, avaliou que o convênio garante o fomento à troca de informações e saberes dos alunos com as academias de ensino, e ratificou que esse movimento acrescenta também experiências para o corpo docente.

Nos próximos meses, serão divulgados os editais para os processos seletivos para a participação de discentes das instituições signatárias desse Convênio de Mobilidade Estudantil Inter IES.

Texto: Ianne Lima/Nucom DTCS-III
Fotos: André Amorim/ Nucom DTCS-III

UNEB dialoga com Prefeitura Municipal de Angical sobre termo de cooperação técnica e projetos de arte e cultura

A pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Rosane Vieira, realizou hoje (11) uma visita técnica ao município de Angical, e participou de reunião com o prefeito, Emerson Mariani, e lideranças da cidade.

O encontro teve como pautas a possibilidade da instituição firmar termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura e a realização de projetos de arte e cultura na região.

Ainda durante a viagem, a gestora foi à sede da Filarmônica Lira Angicalense e prestigiou um ensaio do grupo, sob os cuidados e as orientações do maestro Neto Coité.

Como encaminhamento da visita, a gestora espera a continuidade dos diálogos, para a formalização de parcerias e o fortalecimento da educação, arte e cultura no oeste baiano.

Fotos: Divulgação

UNEB e Secti firmam parceria para gestão de coworking e incubadora de base tecnológica

A Agência UNEB de Inovação (AUI) e a Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) assinaram acordo de cooperação técnica para gestão e operacionalização de espaço colaborativo de trabalho e de apoio a empreendedores de atividades de base tecnológica.

O termo, assinado em 16 de julho pelo reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, pelo coordenador da AUI, José Gileá, pela secretária da Secti, Adélia Pinheiro, e pela coordenadora de Inovação e Competitividade da Secti, Bárbara Alves, tem o propósito de fomentar e desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo na Bahia.

Com isso, a universidade poderá gerir e operar o ambiente do Espaço Colaborar (coworking) e do Espaço Fortalecer (incubadora de base tecnológica), ambos localizados no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador

“Espaços como esse permitirão que a Agência UNEB de Inovação fomente e disponibilize para a comunidade de pesquisadores e empreendedores da universidade uma infraestrutura para desenvolvimento de projetos inovadores, que envolvam tecnologias avançadas com temáticas variadas como: tecnologias na saúde, games, animação, robótica, internet das coisas, smart cities e tecnologias imersivas”, destacou o coordenador da AUI, José Gileá.

Para a coordenadora de Inovação e Competitividade da Secti, Bárbara Alves, a parceria “visibiliza e fomenta o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Bahia, que reúne atores da academia, governo e empresas, agregando, assim, experiências, competências, esforços e adensamento da rede colaborativa, condições importantes para o fortalecimento dos polos tecnológicos”, salientou a gestora.

O acordo de cooperação técnica para operar o ambiente do Espaço Colaborar terá vigência por 12 meses, já para utilização do Espaço Fortalecer terá validade de 36 meses.

Espaço Colaborar e Espaço Fortalecer – O Espaço Colaborar visa disponibilizar um espaço dinamizador coletivo, destinado a integrar seus usuários, compartilhando-o com estudantes, profissionais liberais, empreendedores, pesquisadores e usuários independentes, dentro de um novo modelo de inclusão sócio digital produtiva que proporcione o desenvolvimento de práticas que envolvem colaboração, cooperação e dinâmicas de cunho coletivo.

O Espaço Fortalecer tem como finalidade o estímulo ao empreendedorismo no estado da Bahia, através da gestão, operação e expansão das atividades em incubadoras de base tecnológica no estado. As incubadoras de base tecnológicas são organizações que abrigam empreendimentos nascentes, geralmente oriundos de pesquisa científica, cujo projeto implica inovações.

UNEB, Setur e Instituto de Turismo de Portugal assinam acordo para criação de polo universitário de atividades turísticas

Um protocolo de colaboração envolvendo o Instituto de Turismo de Portugal, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi assinado, na última quinta-feira (7), em Lisboa, com objetivo de firmar um acordo de cooperação técnica, pedagógica e científica, utilizando a experiência do Turismo de Portugal, para o desenvolvimento, na UNEB, de um novo polo universitário dedicado à formação para as atividades turísticas.

O acordo prevê, sobretudo, a cooperação na formação em Hotelaria, Restauração e Turismo. Engloba as esferas da formação inicial e contínua formação de professores, intercâmbio documental, divulgação e troca de informação, programas de intercâmbio de professores, desenvolvimento curricular e outras formas de colaboração institucional.

“Portugal é um exemplo de experiência bem-sucedida no turismo, possui escolas de excelência nessa área e pode nos ajudar muito com esse conhecimento, para a formação dos nossos profissionais”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, que assinou o protocolo junto com o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, e o presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Turismo de Portugal, Luís Araújo.

A diretora de formação de turismo de Portugal, Ana Paula Pais, explica que as instituições envolvidas poderão também aprofundar a análise da viabilidade de diversos tipos de colaboração, a exemplo de programas de intercâmbio de alunos, formação à distância na UNEB e nas Escolas de Turismo de Portugal e estágios em empresas do setor do Turismo no Estado da Bahia e em Portugal.

O reitor da UNEB, José Bites, destacou que, embora a Universidade já possua um curso de turismo, “essa expertise de Portugal vai contribuir muito para qualificar o setor aqui na Bahia, considerando a possibilidade de aliar teoria e prática em hotéis e restaurantes-escolas daquele país”.

*Texto e foto reproduzidos do site Mercado e Eventos.

Programa seleciona projetos conjuntos de pesquisa com países da África, América Latina e Ásia

A UNEB, por meio da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), divulga o Edital 40/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que trata sobre o Programa de Cooperação Brasil Sul-Sul (COOPBRASS).

A iniciativa visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa com países da África, da América Latina e Ásia que não tenham Acordo de Cooperação vigente com a Capes, em todas as áreas do conhecimento, de modo que os benefícios alcancem todas as instituições envolvidas.

São itens financiáveis:

– Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior
– Recursos para Manutenção de Projetos
– Bolsas no Exterior:
a) Doutorado Sanduíche
b) Assistente de Ensino ou de Pesquisa
c) Pós-Doutorado
d) Professor Visitante Júnior

Os interessados têm até o mês de maio para realizar as inscrições gratuitas, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos solicitados.

Detalhes sobre os requisitos das propostas de projetos, os recursos orçamentários e financeiros, o processo de avaliação das propostas, o resultado da seleção, os prazos e a prestação de contas estão disponíveis no edital de seleção.

Informações: coopbrass@capes.gov.br.

*Com informações da Capes. Imagem (home): Reprodução

 

UNEB e IRDEB discutem cooperação para implantação de rádios públicas educativas

A UNEB e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) devem firmar, ainda neste primeiro semestre, um termo de cooperação técnica para implantação de rádios públicas educativas no interior do estado.

Para discutir e encaminhar a questão, representantes da Assessoria de Comunicação (Ascom) e professores da universidade participaram de reunião ontem (24) com o diretor-geral do IRDEB, Flávio Silva Gonçalves, em Salvador.

A iniciativa é fruto da aprovação do instituto em edital do Ministério das Comunicações (MC) que prevê a outorga de concessões para serviço de radiodifusão.

Deverão ser beneficiados pela parceria entre as instituições, municípios onde a UNEB possui campus: Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Serrinha e Paulo Afonso. Todos esses devem receber novas rádios.

Os cursos da área de Comunicação ofertados pelos campi da universidade em Conceição do Coité e Juazeiro também deverão ser incluídos no acordo para utilização da expertise de profissionais, conteúdo produzidos e infraestrutura já disponível. Com a iniciativa, deve haver também a ampliação do campo de estágio para discentes.

“Esta é uma iniciativa muito importante para consolidar a participação da nossa instituição na comunicação pública e educativa da Bahia, o que se torna ainda mais relevante por contar com a participação dos cursos de Comunicação Social da UNEB”, avaliou o reitor da universidade, José Bites de Carvalho.

O IRDEB deve conceder parte da sua programação já transmitida pela Rádio Educadora, suporte para implementação de antenas e estúdios de gravação. Houve também sinalização positiva para transmissão de conteúdos que serão produzidos em parceria e para oferta de atividades de formação para a comunidade acadêmica.

“As parcerias entre a universidade e o IRDEB qualificam a comunicação pública no estado e ampliam os espaços formativos para os discentes, uma vez que as rádios educativas podem se constituir em campos de estágio e lugar de aprendizagem sobre uma comunicação comprometida com a cidadania”, explica o assessor de comunicação (Ascom) da UNEB, Tiago Sampaio.

Uma nova reunião deve ser agendada no mês de junho, para dar continuidade ao diálogo entre as instituições sobre ações em parceria e assinatura do termo de cooperação técnica.

UNEB visita universidades chilenas para desenvolver plano de trabalho conjunto

Danilo Cordeiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

Gestores da UNEB discutem plano de trabalho conjunto com a Universidade de Santiago do Chile. FOtos: Divulgação

A pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowisk, o secretário Especial de Avaliação Institucional (Seavi), Ivan Novaes, e a assessora especial da PPG, Kellen Gomes, visitaram, entre os dias 8 e 10 de agosto, a Universidade do Chile (Uchile) e a Universidade de Santiago do Chile (USACH).

A reunião com a Universidade de Santiago do Chile teve como objetivo dar início ao desenvolvimento de um plano de trabalho conjunto, como previsto no convênio de cooperação assinado em setembro de 2015.

Os termos do acordo, com duração de cinco anos, preveem formas de cooperação entre as universidades, a fim de desenvolver atividades de pesquisa e ensino na área de Educação, intercâmbio entre docentes, discentes e pesquisadores, intercâmbio de publicações, produções científicas e eventos, intercâmbio artístico e cultural, desenvolvimento de pesquisas conjuntas, e a colaboração entre docentes e grupos de pesquisa.

Já a visita à Universidade do Chile consistiu na apresentação da proposta de convênio à Secretaria de Relações exteriores da instituição, diretores, coordenadores de curso de pós-graduação, professores da área de Educação, além da proposição de ações conjuntas para divulgação e implementação do convênio.

Os termos do acordo são semelhantes aos do documento firmado com a USACH e a sua duração ainda está sendo discutida pelas instituições.

Para a pró-reitora da PPG, Tânia Hetkowisk, o convênio entre a UNEB e as duas instituições chilenas cumpre objetivos demandados da educação contemporânea.

“Nossa intenção com esse acordo é fomentar e fortalecer o ensino e a pesquisa através do compartilhamento de saberes, formando profissionais, pesquisadores e técnicos especializados que possam contribuir para o desenvolvimento de ambos os países.”, explicou a pró-reitora.

Aula magna do Mestrado em Educação da USACH – Os representantes da UNEB foram convidados para ministrar a aula inaugural do Mestrado em Educação, Currículo e Avaliação, da USACH.

Os gestores abordaram o tema Desafios para a gestão, o currículo e avaliação para melhoria da qualidade da aprendizagem escolar.

O acordo de cooperação técnica entre a universidade e as duas instituições chilenas tem a interlocução da PPG, da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), da Secretaria Especial de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), e da Seavi.

UNEB recebe comitiva de autoridades senegalesas para discutir convênio de cooperação

Rafaela Landim e
Elvis Cássio
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

x

O reitor José Bites e a secretária (Serint) Jardelina receberam a comitiva senegalesa. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Uma comitiva formada por prefeitos e autoridades senegalesas se reuniu com gestores da UNEB na tarde da última segunda-feira (18), no Campus I da universidade, em Salvador.

O encontro, presidido pelo reitor, José Bites de Carvalho, teve como objetivo discutir a criação de um acordo de cooperação entre a UNEB e universidades do Senegal para realização de intercâmbio docente e discente nas áreas de Engenharia Civil, Urbanismo, Saúde, além de ações conjuntas voltadas para pesquisa e extensão.

“Essa parceria é muito importante para o processo de internacionalização da UNEB . Temos total interesse em fortalecer as relações com instituições africanas. Vamos crescer juntos e qualificar nossas ações de ensino, pesquisa e extensão.”

Dentre os membros da comitiva, formada por parlamentares de Senegal, o prefeito da cidade de Kanel, Haymouth Abdoul Daff, destacou a importância da parceria com a UNEB.

“Será uma honra fechar esse acordo com a UNEB, uma universidade forte e, reconhecidamente, compromissada com políticas sociais e ações afirmativas. Será uma união profícua”, frisou o prefeito.

Jardelina Nascimento, secretária de Relações Internacionais (Serint) da UNEB,  destacou que a UNEB têm grande interesse em fortalecer as relações com instituições africanas.

“As instituições senegalesas são consideradas laboratórios para todas as áreas do conhecimento. Tenho certeza que essa parceria será valorosa para ambos os lados, fortalecendo a formação docente e discente, e o desenvolvimento de pesquisas e atividades extensionistas”, destacou a secretária.

Ainda na reunião, estiveram presentes os prefeitos da cidade de Fass Colobane Guele Tapée, Ousmane Ndoye; de Niandane, Elhadji Malick Gaye; de Fandene, Augustin Tine, e de Golf Sud; Aissata Diawara.

O evento também contou com a presença da consultora de situações Estratégicas de Senegal, Mam Ly; o diretor do Departamento de Promoção de Igualdade Racial (Depir) de São Francisco do Conde, Samuel Azevedo e o Diretor da Vuvuzela Produções Artísticas, Hamilton Ribeiro.