Tag Archives: DTCS

Inovação: aluno de Direito em Juazeiro participa do Google Legal Student Institute Brasil 2026

O curso de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do campus III da UNEB, em Juazeiro, celebra a participação do estudante José Reis no do Google Legal Student Institute (LSI Brasil 2026).

Discente do 6º semestre, José foi selecionado entre estudantes de todo o Brasil e participará de um programa do LSI Google, uma jornada imersiva, na sede da Google, em São Paulo entre os dias 26 e 30 de janeiro. Ele vai ter a oportunidade de participar de treinamentos exclusivos sobre inteligência artificial, privacidade de dados, propriedade intelectual e os desafios jurídicos da internet.

Para a professora Barbara Amorim, coordenadora do Colegiado do Curso de Direito do DTCS III, a seleção foi recebida com entusiasmo pelos discentes, técnicos e docentes. “A conquista do estudante, é um exemplo de que a qualidade do ensino jurídico da Universidade amplia as possibilidades de realização do profissional”, destacou Bárbara.

A Coordenadora comentou também como a formação crítica, ética e socialmente comprometida nos cursos de Direito da UNEB potencializa oportunidades como essa de José. “Vamos além do conteúdo técnico. Os estudantes são constantemente provocados a pensar o Direito de forma interdisciplinar, dialogando com as tecnologias e a realidade social”, avalia.

O Google Legal Student Institute (LSI) é um programa com a missão de promover a diversidade no setor jurídico. Participam estudantes de Direito, de todas as regiões do país, selecionados para uma experiência imersiva de uma semana no escritório do Google em São Paulo, Brasil. O LSI visa apresentar a estudantes de grupos sub-representados as possibilidades de carreira jurídica em empresas de tecnologia, além de oferecer as ferramentas e a mentoria necessárias.

Texto: ASCOM/UNEB Colaboração: André Amorim (Ascom DTCS III)

UNEB celebra 65 anos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf); dia 13/12, em Juazeiro

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do Campus III da UNEB, em Juazeiro, realiza no próximo dia 13, a partir das 9h, no auditório, uma cerimônia em homenagem aos 65 anos da antiga Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf). O evento reunirá a comunidade acadêmica, ex-alunos da FAMESF e membros da sociedade civil para celebrar a história da instituição.

A programação contará com palestra, lançamento de livro, homenagem e apresentação musical – todas atividades diretamente relacionadas a história da instituição que foi pioneira no ensino superior na região do Vale do São Francisco.

Prédio da Famesf

Fundada em 12 de dezembro de 1960, a Famesf surgiu da necessidade de ofertar uma formação contextualizada e voltada para os aspectos econômicos e sociais da região. A instituição materializou o anseio dos estudantes que buscavam explorar o potencial agrícola das águas do Rio São Francisco, mas que ainda não tinham a oportunidade de concluir a graduação em sua cidade natal.

Cerca de 20 anos após sua fundação, a Famesf passou por uma reformulação, tendo sido incorporada à Universidade do Estado da Bahia, na década de 1980. O espaço da antiga instituição deu origem ao DTCS do Campus III. Até hoje, a Famesf permanece como uma referência para o curso de Engenharia Agronômica da UNEB, contando inclusive com ex-alunos em seu corpo docente.

O professor José Humberto, ex-aluno da Famesf e membro da comissão organizadora da celebração, ressalta o legado e a importância que a antiga instituição tem para a região: “A Famesf formou gerações de engenheiros agrônomos e outros profissionais que atuaram e continuam a atuar no desenvolvimento da cadeia produtiva agrícola, a atividade econômica de maior impacto em Juazeiro e cidades vizinhas”, destacou.

O evento representa um reencontro com as origens da educação superior no Vale do São Francisco. Ao celebrar a história da Famesf, o departamento reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional, a formação de excelência e o legado de pioneirismo que, há 65 anos, impulsiona a principal cadeia econômica da região.

Texto: André Amorim e Julia Ribeiro/Nucom/DTCS/Campus III, com edição da Ascom.
Fotos: divulgação.

JUAZEIRO: Doutorado profissional em agroecologia abre seleção para aluno regular 2026; inscrições até 17/12

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), ofertado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai abrir inscrições para seleção de aluno regular turma 2026 do curso de doutorado profissional do programa.

As inscrições para o processo seletivo vão estar abertas entre os dias 1º e 17 de dezembro exclusivamente pelo Sistema de Seleção Discente de Pós-Graduação (SSPPG) da UNEB. O candidato deve encaminhar a documentação requerida no ato da inscrição.

De acordo com o edital da seleção, estão sendo disponibilizadas 20 vagas. O programa reserva 20% das vagas aos servidores docentes e técnicos administrativos da universidade. Atendendo resoluções do Conselho Universitário (Consu) da UNEB, há reserva de vagas também para candidatos negros (40%) e estrangeiros (5%), além de sobrevagas (5%) para indígenas, quilombolas, ciganos, candidatos com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades, travestis, homens trans, mulheres trans e pessoas não bináries.

O processo seletivo constará de quatro etapas: análise e homologação das inscrições, análise da proposta de pesquisa, defesa da proposta de pesquisa e análise do currículo.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 10 de fevereiro, após todas as etapas e recursos, no site do programa. A matrícula deve ocorrer nos dias 11 e 12 de março, com as aulas do curso tendo início nos dias 23 a 27 seguintes, presencialmente, no DTCS.

O PPGADT é um programa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em associação com a UNEB e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Informações: email processoseletivo.ppgadt@uneb.br.

Acesse Edital nº 138/2025

Faça sua inscrição

Texto: Secretaria do PPGADT, com edição da Ascom. Imagem: divulgação.

JUAZEIRO: UNEB é destaque no Semiárido Show 2025, com o protagonismo de estudantes e docentes

Estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Campus III atuaram como monitores e em outras ações

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, teve participação de destaque no Semiárido Show 2025, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos dias 26 a 29 de agosto, em Petrolina (PE).

Considerado um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltado para a agricultura familiar do semiárido brasileiro, a feira, em sua 11ª edição, teve como tema “Ciência e inovação para a inclusão socioprodutiva“, contando com o protagonismo de discentes e docentes da universidade.

Mais de 30 estudantes do curso de Engenharia Agronômica do campus atuaram como monitores nas “vitrines de campo“, espaços onde a Embrapa e instituições parceiras apresentaram mais de 100 tecnologias agrícolas. Nessas áreas demonstrativas, os discentes tiveram a missão de apresentar inovações em cultivo e genética de culturas aos milhares de visitantes do evento, incluindo produtores, profissionais e gestores.

Discentes da UNEB transmitiram conhecimentos adquiridos em sala de aula

O estudante Jeferson Silva, do quatro período do curso, disse que a experiência proporcionou “uma valiosa oportunidade de aprendizado prático e de conexão direta com o público da feira”.

“Participar do Semiárido Show como monitor voluntário foi uma oportunidade única e enriquecedora, pois aqui conseguimos ter o contato direto tanto com os pesquisadores de áreas distintas, quanto com os profissionais e produtores rurais. Também pudemos adquirir conhecimento e transmitir e aperfeiçoar o que assistimos em sala de aula. É um evento muito dinâmico e didático, que fortalece os laços entre a pesquisa, universidade e discentes”, destacou Jeferson Silva.

Além do trabalho de monitoria, todas as turmas do curso de Engenharia Agronômica participaram de uma série de atividades de capacitação, workshops, palestras e visitações aos estandes, ampliando seus conhecimentos sobre as tecnologias adaptadas às condições do semiárido.

A presença da UNEB foi reforçada pela participação de professores do departamento, que ministraram palestras e contribuíram com a programação científica do evento.

O Semiárido Show tem como principal objetivo facilitar o acesso a conhecimentos e tecnologias Com participação destacada em evento assim, os estudantes da UNEB, futuros profissionais, contribuem para a construção de um futuro mais produtivo e sustentável para a agricultura da região.

Texto e fotos: André Amorim/Nucom/DTCS/Campus III, com edição da Ascom.

JUAZEIRO: UNEB celebra 15 anos do PPGEcoH com encontro de docentes do programa: dias 29 e 30/08

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro, vai sediar o 1º Encontro de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), nos próximos dias 29 e 30.

O evento celebra os 15 anos do programa, com uma programação que une pesquisa acadêmica com a rica cultura local. Além das palestras e debates no campus, estão previstos um momento cultural e um passeio de barco nas águas do Rio São Francisco, proporcionando aos participantes um intercâmbio científico e uma experiência imersiva na região.

De acordo com o coordenador do PPGEcoH, Carlos Batista, o encontro é um marco fundamental. “São muitas vitórias ao longo destes 15 anos. Mais de 180 mestres e mais de 30 doutores formados. A assembleia dos docentes do programa vai avaliar nossa trajetória e propor metas para o quadriênio Capes que iniciamos em 2025 e irá até 2028. Nossa meta principal é continuar prestando um serviço de excelência na formação de profissionais em ecologia humana, para atuar nos mais diversos setores da sociedade. Além de termos um momento com nossos discentes, que são a razão de existência do programa”, destaca.

O PPGEcoH nasceu de uma formação lato sensu (especialização) criada em 2004 no Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, e amadureceu com importantes parcerias de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O maior diferencial da história do programa foi o deslocamento estratégico do debate científico para o interior do Nordeste, preenchendo uma lacuna de pesquisas na região com foco na caatinga, bioma exclusivo do semiárido brasileiro. Em síntese, o programa estuda as complexas relações – míticas, simbólicas, utilitárias e religiosas – que os seres humanos estabelecem com o meio ambiente.

Informações: @unebdtcs3 e @ppgecoh (IG).

Texto: André Amorim/Nucom/DTCS/Campus III, com edição da Ascom. Imagens: divulgação.

Juazeiro: Comitiva Brasil/China visita Campus da UNEB em busca de parcerias estratégicas

Visita teve como objetivo fortalecer a cooperação, a cultura da paz e a educação entre as universidades.

O Campus III da UNEB, em Juazeiro, recebeu, na última quarta-feira (28), a visita da comitiva da Frente Brasil/China, composta pelo professor Chen Lihua, da Universidade de Hohai-China, Herson Zhu e Marcius Nei Santos, representantes da Sino-Lac no Brasil.

A visita foi uma articulada pelo deputado estadual, Zó do Sertão, e do deputado federal, Daniel Almeida, presidente do Grupo Parlamentar Brasil/China, cujos mandatos foram representados pelo jornalista e assessor parlamentar e de comunicação, Raphael Leal.

O encontro teve como objetivo o intercâmbio de informações e a construção de possíveis parcerias institucionais, visando fortalecer a cooperação técnica, a cultura de paz e o desenvolvimento educacional. A programação teve início com a recepção da comitiva e foram apresentadas as potencialidades e os projetos do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da Universidade.

Em análise sobre as apresentações a diretora do DTCS III, Gertrudes Macário, pontuou que o momento foi muito proveitoso e espera que “parcerias sejam firmadas. Esse intercâmbio educacional entre as instituições renderá excelentes frutos”, salientou.

A diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, Andréa Cristiana, também esteve presente na recepção da comitiva. “A visita técnica Brasil/China ao Campus III foi um momento significativo para fortalecer os laços de cooperação técnica, ampliar a colaboração acadêmica nas áreas de inovação e tecnologia, e promover uma cultura de paz entre as nações”, afirmou.

Após a recepção, a comitiva realizou visitas técnicas para conhecer as iniciativas de destaque da UNEB na região. Entre os locais visitados, estavam o Aqueduto e o Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes). As visitas aos equipamentos contaram com a participação ativa de docentes e técnicos dos DTCS e DCH do Campus III, que puderam trocar experiências e apresentar os trabalhos desenvolvidos.

“Eu achei a UNEB uma universidade muito bonita e acredito que posso me esforçar para que essa cooperação aconteça entre nossas universidades. Pensando em um trabalho focado em ciências da agricultura, engenharia hidráulica e engenharia de irrigação”, ressaltou a professor da Universidade de Hohai, Chen Lihua.

A visita da comitiva da Frente Brasil/China representa um passo significativo para a internacionalização das ações do Campus III da UNEB para a consolidação de laços com instituições de ensino e pesquisa de referência mundial, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento acadêmico, científico e cultural no Vale do São Francisco.

Texto: André Amorim – Nucom DTCS III, com edição da Ascom
Fotos: André Amorim, Valter Cassiano e Ivan Cruz

JUAZEIRO: Nova edição do BiotecDay vai realizar aulões de revisão para Enem – dia 05/06, inscrições gratuitas abertas

Em comemoração ao Dia do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, o BiotecDay 2025 vai se realizar no próximo dia 5 de junho, no auditório do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), do Campus III da UNEB, em Juazeiro.

As inscrições já estão abertas, gratuitamente, e podem ser efetuadas na página do Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade. No dia do evento, cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível, para doação a instituições de caridade.

Criado em 2023, essa é a terceira edição do BiotecDay. Na programação, que acontece das 8h às 17h, serão promovidos aulões de revisão com os principais assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de mostra de trabalhos científicos e programação cultural.

Iniciativa do colegiado do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do DTCS, por meio do projeto de extensão “Dia a Dia com a Biotecnologia: Ciência, Tecnologia e Inovação ao Alcance de Todos”, o BiotecDay abre as portas da campus universitário para receber estudantes do ensino médio.

Segundo a coordenadora do BiotecDay, Gabriela Aretakis, o evento propõe uma interação direta entre estudantes da graduação e do ensino médio, docentes, pesquisadores, empresários e profissionais da área do curso.

“Essa é uma oportunidade de conhecer os trabalhos de Bioprocessos e Biotecnologia e como eles estão no nosso dia a dia. Nosso objetivo é difundir os conhecimentos da área tanto com a comunidade acadêmica, como com a comunidade externa. Dessa maneira, esse momento também pode inspirar estudantes do ensino médio a escolherem a UNEB para sua graduação”, avalia a coordenadora.

O professor Ícaro Santana, responsável pelo aulão de química, destaca alguns dos assuntos que serão tratados no dia: “Entre os tópicos que serão revisados estão química ambiental, química orgânica e estequiometria, conteúdos que apareceram com frequência nas últimas provas do Enem e que podem fazer toda a diferença no desempenho na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, salienta o docente.

Informações: @diaadia_biotec, @eng.bioprocessos_uneb e @unebdtcs3 (Instagram).

Faça aqui sua inscrição

Texto: André Amorim/Nucom/DTCS/Campus III, com edição da Ascom. Imagem: Divulgação.

Juazeiro: UNEB inaugura Espaço Colaborar com foco em inovação e parcerias estratégicas

Espaço visa integrar universidades, empresas e setor público para fortalecer ecossistemas de inovação

O Campus III da UNEB, em Juazeiro, inaugurou na última segunda-feira (18) o Espaço Colaborar, localizado ao lado da Biblioteca Professor Rômulo Galvão, na unidade.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Marcius Gomes, do coordenador geral de Políticas para Juventude da Bahia, Nivaldo Millet, e das diretoras do DCH III, Andréa Cristiana Santos, e do DTCS III, Gertrudes Macário.

Também estiveram na cerimônia o professor da UNEB – Campus Senhor do Bonfim, Ricardo Amorim, a coordenadora do Espaço Colaborar, Dinani Amorim, representantes da Univasf, Cecilio Bastos, dos parceiros do sistema S, Valdner Ramos, e o gerente regional do Sebrae, Carlos Conteiro.

Este coworking inovador é fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia, por meio da Secti, e a UNEB, envolvendo os Departamentos de Ciências Humanas (DCH III) e Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS III).

O espaço tem como objetivo fortalecer os ecossistemas de inovação da região, promovendo a integração entre universidades, empresas e o setor público, além de incentivar o desenvolvimento de novos negócios e a criação de redes de colaboração.

Durante a solenidade, Marcius Gomes destacou a relevância do espaço como um marco no fortalecimento da ciência e tecnologia na Bahia. “A gente está fazendo uma entrega de governo dentro do espaço da universidade pública como essa. Então, tem uma estratégia importante para a gente poder acolher os nossos estudantes do ensino superior, mas também estudantes da educação básica, que possam pensar as ideias inovadoras a partir desse movimento com o sistema S e com as universidades públicas.” destacou o gestor.

Diretora do DCH III, Andréa Cristiana Santos, reforçou que o Espaço Colaborar será um ponto estratégico para fomentar iniciativas inovadoras no campo da comunicação e educação. Entre os projetos que poderão ser fortalecidos no ambiente, ela destacou a Agência MultiCiência, a agência de notícias universitária da UNEB, Campus Juazeiro, que é dedicada à divulgação científica. “A agência tem colaborado diretamente com alunos da educação básica, promovendo a aproximação entre ciência e sociedade e estimulando a cultura científica em toda a região”, ressaltou a docente.

Para a diretora do DTCS III, Gertrudes Macário, o coworking será essencial para incubar ideias nas áreas de Agronomia e Biotecnologia, setores estratégicos para o crescimento local. “O espaço será um ambiente para transformar demandas do setor agropecuário e biotecnológico em soluções reais. Grupos como a Liga Acadêmica de Inovação e Tecnologia Agrícola da UNEB, fortalecerão as conexões entre estudantes, profissionais e entusiastas para explorar tendências e inovações que moldam o campo”, enfatizou.

Com infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, o Espaço Colaborar está preparado para receber empresas, profissionais independentes e acadêmicos comprometidos com a inovação e a colaboração. Outros exemplos de projetos inovadores que se beneficiarão do Espaço Colaborar incluem iniciativas voltadas à economia solidária, tecnologias educacionais, e parcerias interdisciplinares que atendam às demandas sociais e econômicas da região.

Texto: André Amorim e Letícia Duarte – Campus III, com edição da Ascom
Fotos: André Amorim

Juazeiro: UNEB realiza evento acadêmico sobre Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Genética Molecular no V. do São Francisco (06 a 08/11)

A UNEB, por meio do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro, realizará a III Semana Acadêmica de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (SAENGBIO) e o I Encontro de Genética Molecular do Vale do São Francisco, entre os dias 6 e 8 de novembro, na unidade.

Com os temas “Bioprocessos e Inovação” e “O desenvolvimento da ciência com o olhar para um futuro sustentável”, os eventos fazem parte da celebração dos 10 anos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia no Campus da UNEB, em Juazeiro, e tem como objetivo integrar o conhecimento teórico e prático de comunidades acadêmicas e externas da região do Vale do São Francisco.

A programação conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos. Além de ser um momento de reencontro de ex-alunos, professores e personalidades que contribuíram e contribuem para o ensino de qualidade e pesquisas na área de Bioprocessos e Biotecnologia.

No primeiro dia (6), as atividades contarão com a palestra “Nanomaterias: aliados na inovação biotecnológica”, ministrada pelo professor Rômulo Batista Vieira, da Unilab Ceará, além de minicursos sobre a formulação de fitoterápicos e o conhecimento ecológico local como ferramenta para biprospecção, mais apresentação de trabalhos.

No segundo dia (7), a programação continua com as aulas dos minicursos e à tarde acontece o momento solene de comemoração dos 10 anos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do Campus da UNEB, em Juazeiro. Estudantes e ex-estudantes, juntamente com os professores do curso irão participar de uma roda de conversas sobre experiências, mercado de trabalho e perspectivas futuras na área.

Na sexta-feira (8). o encerramento do evento terá o 1º Encontro de Genética Molecular do Vale do São Francisco, onde os participantes participarão de palestras e mesas redondas ministradas por especialistas de diversas instituições, como a palestra “Clonagem animal: aspectos técnicos e biológicos”, a ser proferida pelo professor Marcelo Tigre Moura, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Informações: Instagram – @eng.bioprocessos_uneb

Campus III: Utilização das novas tecnologias é destaque no IV Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco

Evento reuniu estudantes do curso de Engenharia Agronômica, discentes do Cetep e produtores

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Horticultura Irrigada (PPGHI) da UNEB promoveu o IV Workshop em Horticultura Irrigada do Vale do São Francisco, no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da Universidade, em Juazeiro.

O evento, realizado no último dia 20 de setembro, teve como tema a “Horticultura 4.0: Tecnologias e inovações no Vale do São Francisco” e reuniu estudantes do curso de Engenharia Agronômica da UNEB, discentes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep), além de produtores rurais da região.

“O termo horticultura está relacionado à fruticultura e olericultura, juntando as duas partes formamos a horticultura, e o 4.0 reflete a tecnologia, a inovação, o foco do agro, ou seja, é a inovação da horticultura dentro do agro”, explicou a coordenadora do PPGHI, Ana Rosa Peixoto, sobre o tema do workshop.

A certificação de frutas foi o tema da palestra de abertura do evento ministrada pela engenheira agrônoma, Márcia Andrade. A palestrante afirmou que a certificação é uma tecnologia promissora e importante para os produtores da região. “A certificação é uma inovação tecnológica, então quando o produtor é certificado ele tem práticas agrícolas de forma sustentável, ou seja, uma agricultura sustentável.” relatou.

Estagiário em empresa de nutrição mineral de plantas, Lucas Moniz comentou que “o evento contribui com essa interação com a universidade, as instituições públicas e com setor produtivo privado, tentando passar o máximo de informação de qualidade para o produtor rural, com palestras de alta qualidade”, afirmou.

Também presente no evento, a diretora do DTCS-III, Gertrudes Macário, reforçou a importância de acompanhar o avanço das tecnologias. “Hoje, a pessoa que está imersa às novas tecnologias e não mergulha na horticultura 4.0 fica fora do mercado”. A diretora também falou sobre a importância da presença dos alunos da rede de ensino público da Bahia. “A participação de estudantes do ensino médio, do ensino técnico, em um workshop como esse, é muito importante para eles conhecerem as tecnologias que estão sendo aplicadas no setor do agronegócio no Vale do São Francisco. Hoje, quando se pensa em agricultura, a questão da inovação em tecnologia é muito forte”, disse.

O evento contou ainda com as palestras sobre o manejo biológico da bananeira, do engenheiro agrônomo Vagner Rodrigues Filho, e nematoides na hortifruticultura, ministrada pela Patrícia Oliveira, pesquisadora e nematologista.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas, abordando diversas temáticas ligadas à inovação e tecnologia no campo, alinhadas ao conceito de Horticultura 4.0.

O Workshop proporcionou ainda espaço para a troca de experiências entre os estudantes, profissionais e produtores locais, reforçando o papel do Vale do São Francisco como um polo de referência em horticultura irrigada e inovação tecnológica.

Texto: Rayssa Keuri, Núcleo de Comunicação – Campus III, com edição da Ascom
Fotos: André Amorim
, Núcleo de Comunicação – Campus III