Tag Archives: Medicina

UNEB inscreve para curso online sobre interface entre Medicina e Literatura

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, vai abrir nesta quinta-feira (28) o período de inscrições para o curso de extensão A Medicina em Interface com a Literatura: sobre o uso da narrativa oral no consultório.

A iniciativa visa auxiliar na formação de estudantes e profissionais da Medicina através da compreensão da estrutura e do sentido desse discurso, de modo a ser mais empático e consciente da humanidade do outro e da sua própria.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, até o dia 3 de junho, através do Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da universidade. O curso tem início previsto no dia 4 de junho e término em 20 de agosto.

As atividades serão ministradas, através do software Microsoft Team, pelas professoras da UNEB Iêda Aleluia, Maristela Sestelo e Nelma Aronia, com colaborações da pesquisadora e convidada especial Marilia Librandi, da Universidade de Princeton (veja os temas que serão abordados).

Informações: nasantos@uneb.br.

Imagem (home): Jan Stéen, Séc. XVII, Galeria Nacional, Praga

 

Consu aprova participação da UNEB em programa interinstitucional de revalidação de diplomas da área médica

Presidida pelo reitor José Bites, reunião contou com a presença de 44 conselheiros, via aplicativo Microsoft Teams

Em reunião extraordinária nessa sexta-feira (22), o Conselho Universitário (Consu) da UNEB aprovou, por unanimidade, a indicação de participação da universidade no programa interinstitucional de revalidação de diplomas da área médica a ser implementado pelas universidades estaduais da Bahia.

A decisão dos conselheiros destaca ainda que o processo de revalidação de diplomas poderá ser estendido para todas as áreas da saúde.

Com a presença de 44 conselheiros, a sessão foi realizada via webconferência, por meio do aplicativo Microsoft Teams.

Segundo o reitor José Bites, o programa interinstitucional de revalidação é uma proposta do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e tem como objetivo instituir parcerias entre as instituições do Sistema Estadual de Educação Superior e procedimentos internos, visando dar unidade aos processos de revalidação de diplomas emitidos por universidades estrangeiras no âmbito das instituições parceiras.

Esse encaminhamento do Fórum de Reitores possibilita ampliar o atendimento de revalidação, tanto no âmbito federal quanto nos sistemas estaduais.

O programa a ser implementado seguirá todos os procedimentos legais, em consonância com as legislações federal e estadual, bem como com o Estatuto, o Regimento Geral e outras normais já instituídas na UNEB. Dessa forma, os diplomas revalidados estarão de acordo com os critérios definidos pelas diretrizes curriculares para atuação do profissional médico no Brasil.

Os conselheiros ressaltaram a importância de a universidade responder às demandas sociais de forma premente no atual contexto de pandemia e contribuir para a atuação de profissionais, especialmente das áreas da saúde.

Fotos: prints da tela do aplicativo Teams.

COVID-19: Estudantes do internato de Medicina da UNEB monitoram pacientes atendidos em unidades de Saúde

Os estudantes, orientados pelos docentes, entram em contato com os cidadãos atendidos nas Unidades de Saúde da Família

Estudantes do 6º ano (internato) do curso de Medicina da UNEB realizam o monitoramento, com mediação tecnológica, de cidadãos, com sintomas da COVID-19, atendidos em Unidades de Saúde da Família (USF) de Salvador.

A iniciativa é promovida pelo projeto UNEB contra o Corona, em parceria com as unidades que atendem às comunidades de Canabrava e Vale do Cambonas, no distrito sanitário de Pau da Lima.

Bruna Moraes: “Oportunidade de ajudar as pessoas, ter contato com realidades diferentes”

Para a realização do monitoramento, as equipes das USF produzem planilhas com os dados dos pacientes e compartilham com a equipe médica e os estudantes.

Os discentes, de posse das informações e orientados pelos professores do curso de Medicina, entram em contato com os atendidos a cada 48h, por telefone ou WhatsApp.

Durante os contatos, é feita a apuração do estado de saúde, a avaliação da necessidade de atendimento presencial e a divulgação de medidas para prevenção e distanciamento dos familiares.

“Está sendo uma grande experiência participar desta ação. Destaco o lado social que a iniciativa tem, de nos oferecer a oportunidade de ajudar as pessoas, ter contato com realidades diferentes e conhecer as diferentes maneiras de enfrentamento à doença”, ressalta a estudante Bruna Moraes.

No 11º semestre do curso de Medicina, ela salienta ainda que é recompensador poder orientar as pessoas para as boas práticas e notar o engajamento dos atendidos para a garantia da saúde individual e coletiva.

UNEB contra o Corona

Professores do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, se uniram para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Desse esforço conjunto, surgiu o projeto “UNEB contra o Corona”.

Victor Rocha: formação discente e manutenção de relação solidária com o atendimento público

A iniciativa conta com coordenação colegiada e organização das ações em cinco eixos. As atividades de monitoramento da população, realizadas pelos estudantes do internato, estão no eixo “Gestão da Clínica”, coordenado pelo professor Victor Rocha.

“Ao passo em que estamos protegendo o estudante, mantemos também uma relação solidária com o atendimento público de Saúde. Estamos ainda incentivando o aprendizado dos discentes, que são supervisionados e participam das decisões nas atividades, aprendendo a como atuar na área clínica”, explicou o docente, que coordena a ação junto à pesquisadora Talita Rocha.

O monitoramento aos pacientes conta com participação de nove estudantes, do 11º e 12º semestres, do curso de Medicina da UNEB. As atividades serão computadas como horas de aula téorica.

Fotos: Arquivos pessoais

UNEB convoca estudantes do internato de Medicina para combate ao COVID-19 em força-tarefa de Telemedicina

A UNEB convoca os estudantes do seu curso de Medicina, que estejam entre o 9º e o 12º semestres, para compor a força-tarefa “Tele-Coronavírus”, de combate ao novo Coronavírus (COVID-19) em Salvador.

A iniciativa, que é fruto de uma rede de colaboração entre instituições de educação superior (IES) públicas e privadas da Bahia, visa a criação de uma central de saúde, via web-telefônica, para atuar na triagem de casos suspeitos e orientar a população da capital no combate à doença.

Os discentes serão capacitados por meio de videoaulas para aplicação de protocolos de triagem. A central, que já está sendo montada, encaminhará automaticamente a ligação para os celulares dos estudantes, que poderão colaborar sem se expor a riscos de infecção individual pelo vírus.

Os interessados devem se voluntariar, por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela iniciativa. Todos os participantes precisarão cumprir uma carga horária mínima de 12 horas semanais (em dois turnos de 4h) e 4h no fim de semana, a cada 15 dias. A expectativa é que sejam realizados 1.440 atendimentos por dia.

As ligações serão gratuitas e o objetivo é evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes para as unidades de saúde, visando a manutenção do isolamento social, para desacelerar os índices de contágio, e que as unidades de saúde não sejam sobrecarregadas.

Os serviços de triagem ofertados para classificação dos casos vão indicar a gravidade e apresentar as orientações necessárias. As ocorrências mais graves serão encaminhadas para unidades de saúde para avaliação presencial. Cada grupo de atendimento será formado por um supervisor médico e 20 estudantes.

O Tele-Coronavírus é uma iniciativa coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ela fortalece também a solidariedade entre as instituições, suas equipes e a sociedade baiana, reunindo tecnologia, informação e conhecimento para minimizar os impactos da pandemia de COVID-19.

Formulário Eletrônico para estudantes do internato de Medicina

Imagem (home): Reprodução

Salvador: Evento gratuito destaca medicina tradicional indígena dia 26 de abril, às 9h

A UNEB, por meio do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades (CRDH), vai realizar o evento Roda de Cura: Medicina Tradicional Indígena, no dia 26 de abril, às 9h, no Auditório de Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no Campus I da universidade, em Salvador.

O evento contará com a presença dos povos Kariri-Xocó e Fulniô com os indígenas Wakay, Kwayá ,Tbjow Birrinha, e grupo de nativos. A iniciativa reserva toré, rodas de conversas, danças, cantos, rezas e benzeduras, além de exposição e venda de artesanato.

Os interessados em participar poderão realizar inscrição no dia e local do evento. Não há taxa de inscrição, contudo, doações de alimentos não perecíveis e de valores a partir de R$ 10 serão aceitos pelos povos indígenas e grupos nativos.

Os participantes receberão certificado.

Informações: maraujo@uneb.br.

MISSÃO SAÚDE EM CUBA: UNEB divulga nota do secretário da Saúde (SESAB)

MISSÃO SAÚDE EM CUBA

Dirijo-me às entidades de saúde e às nossas Universidades Estaduais, com o intuito de permitir um melhor entendimento dos objetivos que permearam a missão do Governo da Bahia em Cuba. 

O foco na missão se deu em duas áreas: ensino de saúde e biotecnologia.

Na área de ensino, estamos buscando ampliar o ensino da área de saúde dentro dos nossos hospitais estaduais, incluindo mais vagas de residência medica. Os hospitais estaduais passarão a integrar-se com as quatro Universidades Estaduais e, através  de uma ampla integração docente-assistencial, estaremos também garantindo campo de estágio para formação de todos os cursos da área de saúde das nossas quatro universidades públicas da Bahia: UNEB, UESC, UESB e UEFS.

Não é fácil integrar as universidades com os hospitais. Mas o governador Rui Costa concordou e está bancando esse projeto. O modelo de Cuba, onde 100% das unidades de saúde são parte das universidades, servirá para ajudar a desenharmos o nosso modelo estadual. A meta é ampliar o ensino em nível de graduação para cursos da área de saúde e de residência médica em especialidades, colocando nossos hospitais estaduais totalmente integrados com as universidades públicas.

O Governo do Estado vai bancar a ampliação do número de bolsas de residência médica nos hospitais estaduais. Com sete novos hospitais, 18 policlínicas de especialidades que estamos construindo e inaugurando, além de 12 outras em planejamento, teremos mais oportunidades de trabalho para os médicos baianos, em mais de 20 especialidades médicas em todo o estado.

Já na área de biotecnologia, Cuba possui um parque farmoquímico avançado e com oportunidades para a Bahiafarma. Identificamos três produtos cubanos com grande potencial de sinergia com as linhas de produção que estamos desenvolvendo na Bahia e, muito brevemente, o governador irá assinar os acordos de cooperação. Também prospectamos oportunidades de fornecimento de produtos da Bahiafarma para o governo cubano, como a insulina que iremos produzir na Bahia.

Independentemente da posição ideológica sobre Cuba, são inegáveis os avanços do país em diversas áreas. Confiram:

ONU: “Único país latino-americano sem problemas de drogas”
https://stats.unodc.org/wdr/

OMS: “A esperança de vida mais alta da América Latina, junto com Costa Rica”
http://apps.who.int/gho/data/node.main.688

Unesco: “Escolarização primária 100%, secundária 99%, analfabetismo 0%”
www.unicef.org/spanish/infobycountry/cuba_statistics.html

Unicef: “Cuba, único pais latino-americano sem desnutrição infantil”
www.unicef.org/spanish/progressforchildren/2006n4/files/PFC4_SP_8X11.pdf (pág. 31)

Unicef: “Único pais no mundo que não contribui  para a superpopulação mundial”
http://goo.gl/I4ykg5
www.unicef.org/spanish/infobycountry/cuba_statistics.html

Banco Mundial: “Cuba possui a maior quantidade de médicos per capita do mundo”
http://datos.bancomundial.org/indicador/SH.MED.PHYS.ZS

Anistia Internacional: “Cuba é o país americano que menos viola os direitos humanos”
www.laprovincia.es/sociedad/2012/06/29/lamrani-cuba-pais-americano-viola-derechos-humanos/466574.html

WWF: “Cuba é o único pais do mundo que cumpre a sustentabilidade ecológica”
http://goo.gl/xXoDWW

Creio que essas informações ajudem a trazer a verdadeira essência da nossa missão.

Fábio Vilas-Boas
Secretário estadual da Saúde (SESAB)

Simpósio destaca manejo integral ao portador de feridas: inscrições abertas!

Estudantes do Curso de Medicina do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da UNEB, em Salvador, realiza o I Simpósio de Atualização no Manejo de Feridas: o que o Médico e o Enfermeiro precisam saber no dia 2 de setembro, às 8h, na Associação Bahiana de Medicina (ABM), no bairro da Ondina, em Salvador.

O evento, que tem como público-alvo, profissionais e estudantes de Enfermagem e Medicina, tem como objetivo capacitar e atualizar profissionais e estudantes da área de saúde, em específico, de Enfermagem e Medicina no manejo integral ao portador de feridas e/ou estomias.

Os interessados em participar devem realizar inscrição no site do evento. A taxa é de R$ 40 para estudante e R$ 60 para profissionais.

A programação contemplará temas como diretrizes de tratamento e prevenção de feridas, pé diabético, enxertos e retalhos, queimaduras, feridas periostomais, dentre outros, e contará com a participação de especialistas das áreas médica e enfermagem.

A iniciativa é organizada pela quarta turma do curso de medicina, sob coordenação dos professores André Gusmão e Cláudio Quadros.

Informações: simposioferidas.estomias@gmail.com.

Estudantes de Medicina realizam Cerimônia de Entrega do Jaleco no Teatro UNEB

Ritual adotado em muitas escolas médicas, evento simboliza o acolhimento aos estudantes. Fotos: Divulgação

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Medicina, do Campus I da UNEB, em Salvador, promoveu nova Cerimônia de Entrega do Jaleco na universidade.

O evento, que teve o apoio do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do campus, foi realizado, na tarde do último dia 27, no Teatro UNEB, na capital.

A Cerimônia de Entrega do Jaleco é um ritual adotado em muitas escolas médicas no Brasil e no exterior que simboliza o acolhimento aos novos estudantes do curso e o ingresso nos estudos clínicos.

A entrega da indumentária branca, que é também um equipamento de proteção individual (EPI), representa ainda os votos para uma produtiva jornada acadêmica e o incentivo à prática humanizada da profissão.

Entre os temas abordados pelos participantes destacaram-se a ética médica, a humanização em saúde e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da turma de discentes que receberam o jaleco, participaram da mesa do evento o coordenador do CA, Marco Aurélio Silveira, o coordenador do colegiado de Medicina, Paulo José Barbosa, o diretor do DCV, Marco Antônio Silvany, e a pró-reitora de Graduação (Prograd), Kathia Marise Sales – que representou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, no ato.

Estudantes de Medicina promovem Cerimônia do Jaleco em Salvador

O Centro Acadêmico (CA) do curso de Medicina ofertado no Campus I da UNEB, em Salvador, vai promover, na próxima segunda-feira (27), nova Cerimônia do Jaleco na universidade.

O evento, que recebe apoio do Departamento de Ciências da Vida (DCV), será realizado, às 17h, no Teatro UNEB, na capital.

A cerimônia consiste em uma iniciativa de recepção e acolhimento aos novos estudantes. A entrega da indumentária, que é também um equipamento de proteção individual (EPI), simboliza os votos para uma produtiva jornada acadêmica e o incentivo à prática humanizada da profissão.

O evento é aberto ao público e vai contar com um momento de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e troca de experiências sobre temas como Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (Piasc) na UNEB.

Devem participar das atividades, o diretor do DCV, Marco Silvany, e representantes dos docentes e discentes do curso. O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, também foi convidado.

Informações: camebssa@gmail.com.

Foto (home): Reprodução do site Fuji Jalecos, com edição da Ascom

SAÚDE: avança parceria da UNEB com Hospital Geral Roberto Santos

Toni Vasconcelos
Núcleo de Comunicação
Assessoria de Comunicação

medicina_di

Convênio vai qualificar cursos da área de saúde da universidade. Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom

Gestores da UNEB e do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) avançaram na efetivação da parceria que vai beneficiar os cursos da área de saúde da universidade.

Em reunião hoje (19) na Reitoria, no Campus I, em Salvador, foram assumidos novos compromissos visando a consolidação do convênio entre as instituições envolvidas.

Na pauta do encontro, questões da maior relevância e urgência como o internato para os estudantes do curso de Medicina, maior interação entre todos os cursos e o hospital, contratação de mais professores e outros profissionais da área e o projeto da policlínica da UNEB.

“Todos nós aqui estamos efetivamente comprometidos em encontrar as melhores soluções para essas questões que qualifiquem os nossos cursos de saúde e também valorizem a parceria com esse importante hospital público que é o Roberto Santos”, assegurou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

O reitor acrescentou que, apesar da atual situação de crise e contingenciamento, a gestão universitária está realizando todos os esforços para resolver as demandas dos cursos da área de saúde o mais rápido possível.

“O projeto da policlínica, por exemplo, está em andamento. Estamos agora definindo um imóvel adequado no distrito sanitário do bairro do Cabula, para que fique próximo ao hospital e à universidade, facilitando a vida do estudante”, adiantou o reitor.

Segundo o diretor do HGRS, Antônio Raimundo Almeida, a parceria com a UNEB vai fortalecer o papel pedagógico do hospital.

“Nossa equipe quer transformar o Roberto Santos em um hospital de ensino qualificado, que seja modelo para toda a rede pública de saúde”, salientou o diretor.

Participaram também da reunião, pela universidade, a pró-reitora de Graduação (Prograd), Kathia Marise, a coordenadora do curso de Medicina, Hermila Guedes, e professora do curso de Nutrição Joselita Sacramento, entre outros docentes.

Fotos: Toni Vasconcelos/Ascom