A UNEB realizará, no próximo dia 10 de junho, às 9h, o evento “Diálogos entre Saúde, Direito e Bioética: uma interlocução entre Brasil e Itália”, no Auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV), no Campus I, em Salvador.
Promovido pelos cursos de Medicina e Direito da UNEB, o encontro é voltado para estudantes da graduação, profissionais e pesquisadores interessados em refletir sobre os desafios éticos e jurídicos decorrentes dos avanços das ciências da saúde e das transformações sociais contemporâneas.
Entre os objetivos da iniciativa está a discussão da necessidade de convergência epistemológica entre direito, saúde e bioética para a compreensão e o enfrentamento de conflitos modernos, como a regulamentação do testamento vital, os limites da eutanásia e as normas que orientam pesquisas envolvendo seres humanos.
Brasil e Itália
A programação contará com a participação dos professores Vincenzo Durante, da Universidade de Pádua (Itália); Simões Bonelli, coordenadora científica do Instituto Brasileiro de Direito de Família da Bahia (IBDFAM-BA); além das docentes Eni Devay de Freitas e Marília Niedermayer Fagundes, do curso de Medicina da UNEB.
A atividade reforça o compromisso da UNEB com a formação crítica e interdisciplinar de seus estudantes, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e ampliando as oportunidades de intercâmbio acadêmico internacional.
Informações: Coordenação do Colegiado do Curso de Direito – WhatsApp (71) 99639-2567.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tornou público o Edital nº 024/2026, referente ao processo seletivo simplificado de profissionais para a função de Assistente Técnico-Administrativo que irão atuar no projeto de Hortos Medicinais Populares: Educação, Saúde, Agroecologia e Soberania Alimentar, Salvador e de Arataca (BA).
O edital oferece 01 vaga imediata, além de formação de cadastro reserva. A remuneração é de R$ 1.300,00 para uma carga horária de 20 horas semanais, com duração inicial de seis meses. A seleção é voltada para servidores ativos do quadro técnico-administrativo da UNEB, ocupantes de cargos comissionados ou em regime REDA.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 4 e 8 de maio de 2026. Os candidatos devem encaminhar o formulário de inscrição e a documentação exigida exclusivamente para o e-mail selecao.hortomedicinal@uneb.br até as 23h59 do último dia do prazo.
O projeto é executado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e busca promover a saúde e a soberania alimentar por meio do cultivo de plantas medicinais em articulação com movimentos sociais.
Aula inaugural da Residência em Saúde Coletiva com ênfase na Saúde da Poppulação Negra
A UNEB acaba de dar início as atividades da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase na Saúde da População Negra. O programa é inédito no Brasil e tem apoio do Ministério da Saúde.
As atividades da residência irão envolver qualificação de atendimento em seis categorias profissionais: Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. As atividades práticas começam na próxima segunda-feira, dia 9, com seis estudantes que passarão a atuar na Unidade de Saúde da Família Caji/Vida Nova, em Lauro de Freitas, que dá cobertura ao território quilombola Quingoma.
A aula inaugural foi realizada na última segunda-feira, dia 2, e contou com a presença das coordenadoras Suiane Costa e Carolina Pedroza, ambas professoras do colegiado de enfermagem, do Departamento de Ciências da Vida.
“Ter uma residência em saúde da população negra faz com que a gente consiga preencher lacunas da formação da graduação. A gente pretende formar profissionais de saúde com um olhar para questões genéticas, culturais, sociais, espirituais e ambientais específicas da população. Nós precisamos desse olhar para a diversidade de corpos e de pessoas”, explica Suiane.
A proposição do Programa de Residência foi inspirada no contexto de iniquidade em saúde e está apoiada na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) instituída a partir da Portaria nº 992/2009, que é orientada pelos princípios e diretrizes da integralidade, equidade, universalidade e participação social, buscando combater as desigualdades no SUS e na promoção da saúde da população negra de forma integral.
O novo Programa de Residência está inserido numa rede constituída por diferentes instituições onde a Universidade do Estado da Bahia é a instituição formadora/proponente e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a Secretaria de Saúde do município de Lauro de Freitas serão as instituições executoras. Esse programa conta ainda com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI).
Por meio do Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (PROINOVAÇÃO UNEB), os pesquisadores do curso de Bacharelado em Enfermagem, do Campus VII, em Senhor do Bonfim, desenvolveram os projetos Cuidado Materno e PartoApp.
Lançadas em outubro deste ano as iniciativas trazem inovação para a assistência à saúde materna no estado, qualificando o atendimento no pré-natal, parto e pós-parto, beneficiando tanto profissionais de saúde quanto Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
O Cuidado Materno introduz um aplicativo – “Cartilha Interativa para o cuidado à Gestação, Pós-parto e Aleitamento Materno” – destinado ao trabalho dos ACS durante as visitas domiciliares a gestantes e puérperas. A ferramenta funciona também sem acesso à internet, permitindo sua utilização em áreas rurais e comunidades com baixa conectividade. A iniciativa inclui ainda a produção de um livro de estudo sobre o ciclo gravídico-puerperal, voltado especificamente aos agentes de saúde, preenchendo uma lacuna na literatura disponível, até então direcionada principalmente a profissionais de nível superior.
O PartoApp, por sua vez, informatiza a versão mais recente do Partograma da Organização Mundial da Saúde (OMS), ferramenta essencial no acompanhamento do trabalho de parto. A plataforma permite que médicos e enfermeiros realizem o preenchimento de forma online, com alertas automáticos que auxiliam na tomada de decisão e contribuem para aprimorar a qualidade da assistência obstétrica.
As ferramentas já estão disponíveis ao público. O aplicativo e o livro do Cuidado Materno podem ser acessados gratuitamente no site, enquanto o PartoApp está disponível para profissionais da saúde no endereço virtual.
Pesquisadoras do curso de Enfermagem do Campus VII
Os projetos são coordenados pelas professoras Magna Andrade e Chalana Duarte, com colaboração da docente Tatiane Pina. Segundo as pesquisadoras, os dois projetos surgem do compromisso com a redução da morbimortalidade materna no Brasil, que ainda apresenta índices elevados de adoecimento e mortes evitáveis entre gestantes e puérperas.
“Embora tenhamos avançado, nosso país enfrenta desafios significativos na assistência obstétrica. Essas soluções foram desenvolvidas para qualificar o cuidado e fortalecer a atenção à saúde da mulher”, afirmam as coordenadoras Magna Andrade e Chalana Duarte.
Projeto da UNEB foi selecionado para compartilhar experiências em saúde da população negra
O projeto Coletivo Afrocentrar Saúde, vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCV), do Campus I da UNEB, em Salvador, participou do I Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra, que ocorreu entre os dias 11 a 13 passados, em Brasília (DF).
Coordenadora do Afrocentrar Saúde, Suiane Costa
Organizado pelo Ministério da Saúde e a Fiocruz, o evento teve como objetivo reunir docentes e profissionais da área da saúde e integrantes de movimentos sociais que atuam na implementação de estratégias antirracistas e no fortalecimento e promoção da equidade étnico-racial a partir da educação e formação em saúde.
Com base em um mapeamento nacional realizado pelos organizadores em todo o país, foram reunidas 536 experiências sobre educação ou formação em saúde, em perspectiva antirracista e acerca de temas relacionados à saúde da população negra, de todas as regiões do país. Desse total, 79 foram selecionadas para participar do encontro, sendo 14 experiências do Nordeste, incluindo o Coletivo Afrocentrar Saúde.
A coordenadora do Afrocentrar Saúde, Suiane Costa, professora do curso de Enfermagem, do DCV, participou da mesa-redonda “A formação sobre saúde da população negra como estratégia antirracista“, compartilhando a experiência na formação em saúde da população negra que vem sendo desenvolvida pelo coletivo do projeto.
Na avaliação de Suiane Costa, “o evento foi uma oportunidade para avançarmos na implementação de estratégias de enfrentamento ao racismo, especialmente, na formação de trabalhadores e trabalhadoras da saúde“.
Texto: Coletivo Afrocentrar, com edição da Ascom. Fotos: divulgação.
Docentes e discentes da UNEB marcaram presença na programação do seminário “Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação”.
Realizado entre os dias 29 e 31 de julho, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, a programação do evento propôs reflexões e debates sobre estratégias comunicacionais para o enfrentamento à desinformação.
A participação da UNEB se ramificou em uma roda de conversa; quatro oficinas ofertadas para alunos da educação básica, estudantes e profissionais da comunicação; além da apresentação de pesquisas em Grupos de Trabalho.
Destaque para a oficina ministrada pelos docentes e discentes do Campus III, em Juazeiro, da Agência de Notícias Multiciência, que tiveram a oportunidade de partilhar da perspectiva da educomunicação como ferramenta de letramento digital.
Com 20 anos de atividades, o projeto Multiciência foi recentemente premiado no Intercom Nordeste como “Melhor Agência Júnior de Jornalismo”. Os membros da equipe se preparam agora para participar da Intercom Nacional que acontecerá em Vitória (ES) de 1º a 5 de setembro.
O seminário “Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação” é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto Gonçalo Moniz (IGM-Fiocruz Bahia), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), UNEB e Universidade Federal Fluminense (UFF).
A mesa de abertura, realizada no dia 29 de Julho, contou com a presença da reitora Adriana Marmori, do diretor da Fiocruz Bahia, Valdeyer dos Reis ; do presidente da comissão organizadora, Antônio Brotas, dentre outras autoridades.
Gestores participaram da mesa de abertura
O evento reuniu 500 participantes, entre estudantes, pesquisadores, professores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Seminário teve o apoio da Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a saúde (CIDACS-Fiocruz Bahia).
A UNEB, por meio do Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS), realizará a Roda de Conversa sobre a Gestação e o Parto.
O evento será realizado no dia 13 de junho, às 8h, na unidade do SMOS, localizada no Campus I da instituição, em Salvador.
A atividade faz parte do projeto de extensão “Ações de educação em saúde: Uma estratégia para contribuir com a mudança do modelo biomédico de atenção à saúde, parto e pós-parto”.
O projeto tem como objetivo criar um espaço acolhedor para a escuta e partilha de experiências, emoções e dúvidas relacionadas ao período gestacional, promovendo o cuidado em saúde e o fortalecimento de vínculos durante a gestação.
A iniciativa é destinada a gestantes que fazem parte da comunidade acadêmica da Universidade. A participação garantirá certificado com carga horária de quatro horas.
Evento destacou a tecnologia e a inovação como pilares para o desenvolvimento profissional.
A UNEB teve participação de destaque no Bahia Connect 2025, realizado entre os dias 10 e 12 de abril, no Centro de Convenções de Salvador. O evento, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), teve a finalidade de destacar a tecnologia e a inovação como pilares para o desenvolvimento profissional.
Ao longo dos três dias de evento, os participantes exploraram novidades em áreas como beleza, marketing, saúde, gastronomia, gestão, turismo, ESG e moda. A programação incluiu mais de 50 palestras, atividades culturais, espaços temáticos e momentos de entretenimento, voltados para empreendedores, empresas, entusiastas, pesquisadores, professores e a comunidade acadêmica.
“A UNEB e o Senac têm mantido uma parceria de longa data, voltada à formação de pessoas e, agora, ampliada para exposições de produtos desenvolvidos pela universidade. Entre as iniciativas destacam-se projetos nas áreas de saúde, robótica e tecnologias educacionais, como jogos digitais. A demonstração busca engajar a comunidade, oferecendo visibilidade às produções da nossa instituição e estimulando interesse em tecnologia e inovação, com impacto na formação profissional. Essa parceria tem potencial de apresentar novos produtos patenteados pela universidade em futuras ocasiões”, destacou a vice-reitora da UNEB, Dayse Lago, que esteve presente no evento.
A diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, destacou o papel do evento na qualificação profissional dos jovens e na inovação tecnológica. “O Bahia Connect busca transformar a educação profissional em um movimento da juventude, incentivando jovens a projetarem o futuro e explorarem novas profissões”. disse Ana Rita, que também ressaltou a parceria estratégica com a UNEB, instituição considerada referência no estado. “Essa iniciativa conjunta com a UNEB reforça a importância da educação e da tecnologia como agentes de transformação social e profissional”.
Presente no evento, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro, frisou que eventos como o Bahia Connect celebram os resultados de projetos que vêm sendo desenvolvidos no estado. “Hoje, estamos vendo o fruto de trabalhos realizados pela UNEB, Fecomércio, Senac e Governo do Estado, capacitando jovens para que eles não apenas recebam conhecimento, mas também produzam ciência e tecnologia. A educação tem um papel crucial na formação desses jovens para mercados de tecnologia emergentes e em crescimento”, disse.
Também presente no evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) em exercício, Simone Coité, celebrou a parceria com o Senac, destacando a imersão dos estudantes de graduação em atividades e a apresentação de projetos de ensino e pesquisa voltados à inovação e tecnologia. “A colaboração com o Senac fortalece os cursos da nossa instituição e propicia trocas de experiências formativas enriquecedoras. Esse esforço contribui diretamente para a formação dos discentes e para a valorização da educação superior na Bahia”, afirmou.
Projetos da UNEB foram apresentados no evento
Durante o evento, projetos da UNEB foram apresentados, demonstrando o impacto da pesquisa acadêmica na sociedade. No Espaço Tecnologia, os estudantes e professores do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) apresentaram games e o robô de serviços, Bill, que interagiu diretamente com o público.
“Estamos apresentando o robô Bill, um exemplo de criação e desenvolvimento do nosso centro de pesquisa, e que representa o futuro dos robôs de serviço. Isso demonstra o ápice do estudos em tecnologia da UNEB, que vai do Cabula para o mundo e fortalece o Brasil como uma nação de ponta”, salientou o coordenador do Acso, Josemar Rodrigues.
Para o estudante do curso de Jogos Digitais da instituição, Samuel Figueiredo, o evento propicia um espaço para aprendizado. “É uma experiência extremamente gratificante participar do Bahia Connect. A universidade ensina, oferece espaço ao aluno, mas também exige que ele busque por conhecimento, e aqui no evento estou aproveitando a oportunidade de aprender mais”, afirmou.
No Espaço Saúde, a equipe do projeto de extensão “Reabilitação Vestibular na Fonoaudiologia” apresentou ferramentas tecnológicas utilizadas para a reabilitação de pessoas com tontura. No local, os visitantes puderam utilizar os óculos de realidade virtual com estímulos visuais.
“A reabilitação vestibular trata pacientes com tontura e desequilíbrio, sendo um procedimento terapêutico essencial. Sentimos a necessidade de integrar a tecnologia à fonoaudiologia, permitindo que o tratamento seja realizado em casa, via aplicativo, no horário mais conveniente ao paciente. Essa inovação proporciona conforto, maior adesão ao tratamento e dinamismo”, explicou a coordenadora do projeto, Glória Canto.
Ainda na área da saúde, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Audição e Doenças Sistêmicas (NADS) realizou atividades com a utilização de otoscópio digital, apresentação de ferramenta para instrução sobre cuidados auditivos e distribuição de folders informativos sobre cuidados auditivos para crianças e adolescentes, com ênfase no uso de fones, saúde auditiva no idoso e doenças sistêmicas que levam a prejuízos auditivos.
“Por meio do nosso grupo de pesquisa, promovemos projetos relacionados à audição e doenças sistêmicas. Aqui, estamos trazendo informações voltadas à saúde auditiva, com a utilização quizzes interativos sobre cuidados com a higienização dos ouvidos e a prevenção de problemas auditivos. Também apresentamos a possibilidade de realizar uma meatoscopia (exame do canal auditivo) com um otoscópio digital, que permite ao paciente visualizar o conduto auditivo externo por meio de câmera e luz LED, conhecendo melhor o funcionamento do próprio ouvido”, disse a coordenadora do NADS, Mara Rizatto.
Durante todo o evento o público teve a oportunidade de participar de palestras, oficinas práticas, experiências imersivas e oportunidades de networking, criando um ambiente propício para conexões e troca de conhecimentos.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom Fotos: Danilo Cordeiro e Kamilly Benice/Ascom
Destacar a tecnologia e a inovação como pilares do desenvolvimento profissional. Esse é o objetivo do Bahia Connect, evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a UNEB, que será realizado entre os dias 10 e 12 de abril, no Centro de Convenções Salvador, na capital baiana.
A programação é totalmente gratuita e traz palestras, oficinas práticas, experiências imersivas e oportunidades de networking, criando um ambiente propício para conexões e troca de conhecimentos. Os(as) interessados(as) em participar devem realizar inscrição no site do evento.
O público terá ainda experiências inovadoras nas áreas de beleza, marketing, saúde, gastronomia, gestão, turismo, ESG e moda. Também estão previstas mais de 50 palestras, atividades culturais de entretenimento e mais de dez espaços temáticos à disposição de empreendedores do segmento, empresas, entusiastas, pesquisadores, professores e comunidade acadêmica estudantil.
Segundo a reitora da UNEB, Adriana Marmori, a presença da universidade em eventos como o Bahia Connect, é essencial para manter a instituição conectada com as transformações do mundo contemporâneo.
“É nesse espaço de trocas e descobertas que nossos estudantes, professores e pesquisadores têm a chance de mostrar seu talento e o potencial transformador do conhecimento que aqui se constrói. Destaco o papel fundamental dos nossos laboratórios, grupos de pesquisa, startups incubadas e projetos de extensão, que têm levado o nome da universidade com excelência e criatividade por todo o mundo. Cada apresentação, cada solução desenvolvida, cada conversa iniciada nesses eventos, fortalece nosso compromisso com uma educação pública, inclusiva e inovadora”, afirma a reitora.
De acordo com a organização do evento, a expectativa é que a iniciativa atraia mais de 10 mil pessoas, durante os três dias de atividades.
“A participação da UNEB em um evento grandioso como o Bahia Connect, enquanto parceira institucional, tem como objetivo disseminar práticas inovadoras realizadas por nossos professores e estudantes, estimulando os jovens de toda a Bahia a fazerem parte dessa jornada formativa e transformadora que consolida nossa UNEB como Universidade Pública, Gratuita e Inclusiva, presente em todos os Territórios de Identidade de nosso Estado”, frisa Simone Coité, pró-reitora de Ensino de Graduação em exercício (Prograd) da UNEB.
A diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, destaca a importância da realização do evento no estado. “O projeto Bahia Connect está alinhado ao planejamento estratégico do Senac em todo o Brasil, que busca fortalecer e atualizar áreas essenciais para o setor produtivo e oportunidade de apresentar uma nova perspectiva para a educação profissional, com três dias de programação gratuita e acessível para toda a população baiana”.
UNEB no Bahia Connect
A UNEB participará de todos os dias da programação do Bahia Connect.
No Espaço Tecnologia, os estudantes e professores do Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) irão apresentar games e o robô de serviços, Bill, que irá interagir diretamente com o público.
No Espaço Saúde, a equipe do projeto de extensão Reabilitação Vestibular na Fonoaudiologia apresentará ferramentas tecnológicas utilizadas para a reabilitação de pessoas com tontura.
Ainda na área da saúde, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Audição e Doenças Sistêmicas (NADS) realizará atividades com a utilização de otoscópio digital, apresentação de ferramenta para instrução sobre cuidados auditivos e distribuição de folders informativos sobre cuidados auditivos para crianças e adolescentes, com ênfase no uso de fones, saúde auditiva no idoso e doenças sistêmicas que levam a prejuízos auditivos.
A programação da UNEB no evento reserva ainda a apresentação e dois podcasts: o “Papo Comprimido”, conduzido pelos estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (Mepisco), do Departamento de Ciências da Vida (DCV), com o propósito de divulgar informações, de modo acessível, sobre o uso de medicamentos.
E o “Vivendo com Diabetes”, iniciativa também do Mestrado em Saúde Coletiva (Mepisco), que traz perguntas e respostas sobre a vivência com diabetes e as formas de cuidado ofertadas na Atenção Primária de Saúde (APS).
Nesse espaço será ofertada gratuitamente a “Cartilha do usuário com diabetes acompanhado pelos profissionais da APS”.
Discentes e docentes do curso realizaram atividades extensionistas, atendendo população local.
O projeto PIASC IV, do curso de Fisioterapia, ofertado no Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, em Salvador, levou discentes e docentes do curso ao munício de Canudos, nos últimos dias 11 a 15 de novembro.
Nesse período, 20 estudantes do curso, acompanhados por três professores, visitaram e realizaram atividades extensionistas e imersivas nas instalações do Parque Estadual de Canudos e do Memorial Antonio Conselheiro – unidades vinculadas ao Campus Avançados de Canudos da universidade –, assim como na feira municipal e em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
Segundo o docente do curso Roberto Maciel, proponente do projeto, as ações em Canudos também contaram “com o apoio e articulação do campus avançado da universidade, em especial do professor Luiz Paulo Neiva, então diretor da campus, e com a parceria das secretarias de Saúde e de Educação do município”.
Visitantes conheceram o Parque Estadual de Canudos, vinculado à UNEB.
Os estudantes e docentes realizaram atividades de autocuidado, dando ênfase à utilização de praticas integrativas e complementares em saúde (PICS), educação em saúde e avaliações funcionais.
O público-alvo foram trabalhadores da rede municipal de saúde e de educação, estudantes do ensino fundamental e idosos de comunidade local que são usuários de uma UBS em Canudos.
O diretor Luiz Paulo Neiva coordenou uma visita guiada dos estudantes ao Parque Estadual de Canudos, onde conheceram os sítios histórico-arqueológicos demarcados, que ajudam a entender parte expressiva da Guerra de Canudos (1896–1897). Também visitaram a Casa dos Saberes Conselheiristas Evandro Teixeira, nas imediações, com rico acervo iconográfico.
De acordo com o estudante do curso Edu Ramos, “essa experiência reforçou a importância do PIASC IV na formação de futuros fisioterapeutas, não somente pelo desenvolvimento de competências pessoais e técnicas, mas também pela oportunidade de contribuir para a vida de uma população mais carente, disseminando educação e saúde para uma melhora na qualidade de vida”.
“Nesse sentido, considero de fundamental importância a continuidade do projeto não apenas para a formação dos discentes, mas também para fortalecer o compromisso da universidade pública com a promoção da saúde e da educação, de modo a melhorar as condições da atenção primária e formar profissionais capacitados”, disse o discente.
Texto: Roberto Maciel/PIASC IV/Fisioterapia, com edição da Ascom. Fotos: Divulgação.