A UNEB, por meio da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), divulgou a análise detalhada das informações publicadas pelo Censo da Educação Superior 2023.
O estudo sistematiza dados que classificam o cenário educacional em três níveis: nacional, regional (Nordeste) e institucional (UNEB).
A análise compilada por meio da ferramenta de Business Intelligence (BI), capaz de integrar e analisar grandes volumes de dados educacionais de forma eficiente e detalhada. O painel com as informações sistematizadas já pode ser acessado por estudantes, professores e gestores educacionais.
“Por ser uma pesquisa que reúne informações detalhadas e confiáveis sobre as IES brasileiras, o Censo da Educação Superior possibilita fazer um comparativo entre as Universidades e assim analisar como a UNEB está inserida no cenário do ensino superior, nos situando em relação ao contexto, nacional, regional e até internacional. Os resultados do Censo são importantes para a política de gestão das universidades, pois subsidia gestores e toda a comunidade acadêmica na tomada de decisões sobre os rumos que a Universidade irá tomar nos próximos anos”, afirma Eliene Maria da Silva, secretária Especial de Avaliação Institucional (Seavi) da UNEB.
Na análise, são apresentados o percentual de docentes por titulação, percentual de discentes, docentes e técnicos, perfis de estudantes matriculados, taxa de concluintes na graduação presencial e EaD, proporção da evasão estudantil, além da taxa de estudantes matriculados por reserva de vagas nas IES públicas a partir das políticas de ações afirmativas e de inclusão.
Para facilitar a compreensão dos dados, a Seavi disponibilizou também uma série de cards informativos que oferecem uma apresentação concisa dos pontos mais relevantes da análise.
Censo da Educação Superior – Divulgado em outubro desse ano pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo visa oferecer uma pesquisa estatística de informações detalhadas sobre a situação e as tendências da educação superior brasileira, assim como guiar as políticas públicas do setor.
Acesse análise detalhada do Censo da Educação Superior 2023, realizada pela Seavi/UNEB
Texto: Leandro Pessoa/Ascom.
Imagem (destaque): Reprodução site MEC.