
A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), realizou no último domingo (8), a cerimônia de posse dos 68 novos servidores, durante o 1º Encontro dos Técnicos e Analistas da Universidade, no Hotel Fiesta, em Salvador.

O evento, que segue até esta terça-feira (10), reúne os primeiros técnicos e analistas administrativos convocados no concurso realizado em 2024. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a valorização dos profissionais que integram sua estrutura administrativa.
A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora, Adriana Marmori; da vice-reitora, Dayse Lago, da pró-reitora da PGDP, Rosângela Matos, e do chefe da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Benjamin Filho, além da participação de pró-reitores, secretários, assessores e diretores de departamentos de diversos campi.

“Este encontro marca um novo tempo na UNEB, de acolhimento aos nossos servidores com formação, escuta e integração. É mais que uma recepção: é um gesto de valorização, que fortalece o serviço público e reafirma nosso compromisso com uma universidade plural, democrática e presente em todos os territórios da Bahia”, destacou a reitora Adriana Marmori.
Durante o evento, a reitora também anunciou que os próximos 140 técnicos e analistas convocados pelo cadastro reserva da mesma seleção passarão, em breve, pelo mesmo processo formativo.

A vice-reitora, Dayse Lago, celebrou a chegada dos novos profissionais. “A chegada dos novos servidores à UNEB representa um reforço essencial para o desenvolvimento institucional, um passo importante para fortalecer nossas ações acadêmicas e administrativas”, afirmou.
A pró-reitora da PGDP, Rosângela Matos, ressaltou a importância do encontro. “Criamos este momento formativo para apresentar a estrutura da UNEB e garantir um ingresso mais humanizado. Queremos que os novos servidores se sintam acolhidos, valorizados e preparados para contribuir com o fortalecimento da universidade”, disse.

Servidor público há 43 anos, o chefe da UDO, Benjamin Filho, destacou o papel estratégico dos técnicos e analistas. “Eles têm função fundamental na sustentabilidade da universidade. Que possamos, juntos, construir uma instituição ainda mais forte e comprometida com a sociedade baiana”, afirmou.
Expectativas dos novos servidores
Os novos servidores também compartilharam suas expectativas. Oto Ruan da Silva, técnico administrativo lotado no Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I, em Salvador, revelou a emoção de retornar à UNEB. “Estudei aqui há dez anos e voltar agora, como parte da equipe, é emocionante. As expectativas são as melhores — quero aprender e contribuir com o crescimento da universidade”, declarou.

O novo servidor Elioteneze Batista compartilhou a emoção de assumir o cargo na universidade. “Ingressei na UNEB como estagiário há 21 anos, sou formado aqui e atualmente curso mestrado. Ser efetivado como analista é a consolidação de um sonho e reafirma meu compromisso como agente de transformação social. Quero contribuir com a gestão e também com o ensino, a pesquisa e a extensão no Sertão do São Francisco e em toda a Bahia”, afirmou o colaborador do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro.

A técnica administrativa Jamile Dantas também celebrou a posse. “É uma realização ser servidora pública. Espero contribuir com a universidade a partir da minha formação em Letras e seguir evoluindo academicamente, com pesquisas que também fortaleçam a UNEB”, afirmou a servidora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, em Juazeiro. .

O evento conta com uma programação extensa, incluindo palestras de apresentação da estrutura e utilização dos sistemas da universidade, mesas sobre ensino, pesquisa e extensão, debates sobre inclusão e acessibilidade, além de apresentações culturais.
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom e prints TV UNEB

















