UNEB obtém conceito 4 no IGC/MEC e se mantém entre as melhores universidade públicas da Bahia e do país

A UNEB obteve conceito 4 – em uma escala de 1 a 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo-se entre as instituições de ensino superior (IES) públicas melhor avaliadas na Bahia e no país.

A avaliação, que faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior, elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), refere-se ao ano de 2021, último período apreciado, e foi divulgada nacionalmente no dia 28 passado.

Outro resultado positivo para a UNEB é que, mantendo-se na faixa 4 do índice, na elite das IES, conquistada em 2019, a universidade agora avançou mais no chamado IGC Contínuo, evoluindo de 2,993 pontos (2019) para 3,118 pontos (2021).

“É com grande alegria que recebemos esse resultado do IGC, que nos manteve entre as melhores instituições de ensino superior do estado e do Brasil. Essa conquista devemos creditar a toda nossa comunidade acadêmica: é fruto do compromisso, dos esforços, da competência e dedicação dos nossos professores, técnicos e estudantes, em todos os campi”, avaliou a reitora Adriana Marmori.    

A reitora aproveitou para expressar agradecimento especial aos departamentos e colegiados de cursos da graduação e pós-graduação da universidade: “Parabenizamos todas e todos os que se empenharam para a obtenção esse resultado, e continuam se dedicando diariamente. Conquistas assim elevam nosso orgulho de pertencer a esta grande universidade pública, multicampi, popular e inclusiva“, comemorou Adriana Marmori.

Veja aqui resultado geral do IGC 2021 e outros indicadores

Presente nos 40 anos da UNEB

Setor da universidade responsável por integrar os processos de avaliação internos e externos, a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), vinculada à Reitoria, considerou muito relevante o resultado obtido pela UNEB no IGC/MEC.

“Essa conquista da nota 4 chega em um momento importantíssimo para a nossa instituição, que está completando agora 40 anos de existência, posicionando-se entre as melhores universidades do país. Um verdadeiro presente de aniversário que recebemos“, salientou o secretário especial (Seavi) Ivan Novaes.

Lembrando que, devido à pandemia da covid-19, a comunidade acadêmica precisou superar dificuldades no período desse processo avaliativo do MEC/Inep, Ivan Novaes ressaltou que “o desempenho da universidade avançou tanto nos cursos de graduação como nos de pós-graduação, mestrados e doutorados”.  

A pró-reitora de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, também analisou a pontuação alcançada pela UNEB como “resultado de um trabalho sério, qualificado e comprometido, empreendido por todo o coletivo da gestão da UNEB e comunidade acadêmica em prol da qualidade dos nossos cursos”.

“Com resultados assim, referendamos o nosso compromisso social com a construção de uma universidade pública, inclusiva e de excelência“, disse Gabriela Pimentel.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um dos indicadores de qualidade da educação superior em todo o país, os quais compõem o ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Conheça mais sobre o IGC 2021 e outros indicadores do MEC/Inep

Texto: Toni Vasconcelos / Ascom. Imagem: Marina Marques / Ascom.