
A Universidade do Estado da Bahia prorrogou o período de inscrições para o Vestibular 2026. Os interessados podem inscrever-se até o dia 12 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 90, com pagamento até a data indicada no boleto bancário.
Ao todo, estão sendo ofertadas 5.974 vagas, sendo 4.219 para cursos de graduação na modalidade presencial, 600 para cursos a distância (EaD) ofertados pela UNEB e 1.155 para cursos EaD vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
De acordo com o edital, 40% do total de vagas são reservadas para candidatos negros. A política de cotas da universidade também assegura 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.
Podem concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas os candidatos que se autodeclarem parte dos grupos citados, tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio em escolas públicas, atendam aos critérios de renda familiar bruta estabelecidos e cumpram as demais exigências previstas no edital.
As provas do Vestibular UNEB 2026 serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. A relação de cursos, o quadro de vagas, as informações sobre as provas, a documentação exigida e o cronograma completo estão disponíveis no site e no Edital de Reabertura do processo seletivo.
Permanência estudantil
Os estudantes aprovados poderão ser contemplados por políticas institucionais de permanência, como os programas de bolsa — Auxílio Complementar, Auxílio Permanência, Auxílio Parental, Auxílio Indígena Apako Zabelê, Auxílio Regime de Alternância, Auxílio Emergencial e Apoio a Viagens e Eventos —, além de acesso à moradia estudantil (Casa dos Estudantes) e à atenção psicossocial oferecida pela Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Estudante (Emae).
Internacionalização
A UNEB também se destaca pela atuação na internacionalização do ensino e da pesquisa. O estudante que ingressa na universidade passa a integrar um ambiente acadêmico conectado com instituições de ensino superior de diversos países. Atualmente, a UNEB mantém 79 acordos de cooperação internacional e disponibiliza editais de mobilidade para estudantes de graduação, com benefícios como passagens, auxílio de instalação e bolsa-auxílio.