UNEB sediará II Seminário de Pedagogia em julho: inscrições abertas

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) participa da realização do II Seminário de Pedagogia – Região Nordeste, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho de 2026, no Campus I, em Salvador.

Com a temática “Pedagogia, Política e Democracia: desafios e horizontes para o cenário educacional brasileiro”, o seminário busca promover reflexões sobre questões contemporâneas a partir do legado da Pedagogia como ciência da educação. Os interessados devem realizar inscrições através do site oficial do evento.

Organizado pela Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed), o Seminário consolida-se como um espaço de formação continuada e intercâmbio científico para pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

“A UNEB possui papel estratégico na formação de professoras(es) e na produção de conhecimento em Pedagogia. Sediar a RePPed reforça nosso compromisso com a articulação interinstitucional, a pesquisa de relevância social e o fortalecimento da educação pública. É uma oportunidade de consolidar redes colaborativas e fortalecer a Pedagogia como campo científico e profissional.”, declarou a vice-reitora Dayse Lago.

A UNEB possui 20 cursos de Pedagogia distribuídos em diferentes campi, o que evidencia sua capilaridade e potencial para ampliar as ações da RePPed, promovendo a circulação de saberes e o desenvolvimento de práticas formativas em diversos territórios.

Após a primeira edição realizada em 2024, o encontro deste ano pretende ampliar as discussões sobre a identidade do profissional pedagogo. A programação foi pensada para integrar diferentes agentes educativos, incluindo gestores e especialistas da Educação Básica e Superior, além de profissionais que atuam em espaços não escolares.