A UNEB lançou, na tarde dessa segunda-feira (9), o Portal UNEBi, avançando decisivamente como universidade digital.
O lançamento foi realizado em evento online, via webconferência, com participação de mais de 70 pessoas entre gestores e membros de diversos setores da comunidade acadêmica.
Desenvolvida e gerenciada pela Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), com base em inteligência de negócios (BI), a nova ferramenta vai organizar, centralizar e apresentar dados institucionais de forma acessível, atraente e estratégica, contribuindo para análises e decisões institucionais.
Segundo a coordenadora do Escritório de Processos e Projetos (EPP), vinculado à UDO, Cristina Cal, que conduziu o evento, nessa etapa inicial o UNEBi pode ser acessado somente na rede interna da universidade ou por conexão VPN. Para esclarecimentos ou considerações, o usuário acessar a nova Central de Serviços da UNEB (CSU).
“O processo para desenvolvimento dessa ferramenta começou no ano passado, com a constituição de uma comissão pela Reitoria, com a participação de vários setores da instituição”, lembrou Cristina Cal.
A reitora Adriana Marmori prestigiou o lançamento, parabenizando “o empenho e dedicação de todas e todos os profissionais que participaram e participam desse relevante avanço tecnológico que estamos dando hoje”.
“Temos um universo de mais de 30 mil pessoas em nossa comunidade, 32 departamentos, pró-reitorias, assessorias, centros de pesquisa e muito mais unidades. Tudo na UNEB é grande. É muito importante termos informações e dados fidedignos, confiáveis, sempre atualizados e acessíveis a todas as pessoas. E para também atendermos os princípios da administração pública, como da transparência e da difusão dos dados”, destacou Adriana Marmori.
Também presente ao evento, a vice-reitora Dayse Lago salientou “a universidade tem buscado fortalecer e aperfeiçoar nossas ferramentas, assim como tem contribuído e criado ferramentas para outras instituições do estado, socializando tecnologias”, acrescentou a vice-reitora.
Construção coletiva
Ao agradecer as muitas contribuições e parcerias para o desenvolvimento do Portal UNEBi, o chefe da Unidade de Desenvolvimento Organizacional da UNEB, Benjamim Ramos, destacou que “essa nova ferramenta não é exclusividade da UDO; ela é de todos nós, resultado de uma comissão instituída pela Reitoria, de uma construção coletiva“.
“O UNEBi é o primeiro start para a UNEB avançar ainda mais na sistematização de seus dados, na qualificação de seus processos e criar indicadores para que a tomada de decisões seja com mais assertividade, mais confiabilidade, com dados saneados e confiáveis”, afirmou Benjamim Ramos.
A nova ferramenta de dados foi inspirada na dissertação de mestrado do gerente de Informática (Gerinf) da UDO, Bruno Leite, a quem coube, no lançamento, apresentar a estrutura e recursos do portal.
“O UNEBi tem três painéis: de discentes, de servidores (técnicos administrativos e docentes) e de estagiários. Em cada dado disponibilizado, é indicado, no rodapé da página, a fonte e a data de atualização da informação. Os painéis permitem selecionar dados por território de identidade do estado, por departamento, por curso, idade, escolaridade e outros indicadores”, explicou Bruno Leite.
A programação do lançamento incluiu ainda a palestra “Processos decisórios a partir de indicadores“, proferida pelo coordenador de gestão e inteligência de dados da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Grimaldo Oliveira.
“Fico muito feliz em ver a UNEB dando esse passo na área de dados. Indicadores são importante porque fornecem uma visão clara da performance institucional”, disse o palestrante.
Texto: Toni Vasconcelos/Ascom. Imagens: Webconferência internet (prints).