UNEBrinque Multicampi promove brincar livre na Universidade

Crianças reunidas no Teatro UNEB para as atividades da UNEBrinque Multicampi

No mês de celebração das crianças, a UNEBrinque Multicampi 2025 promove atividades lúdicas para o público infantil em dez brinquedotecas de diferentes campi da Universidade.

Josy Machado em defesa do brincar livre

A proposta das Brinquedotecas é oferecer para as crianças um ambiente que permita a prática do brincar livre, é o que explica a educadora Josy Cajado, coordenadora da UNEBrinque Multicampi:

“É um brincar natural das crianças, que hoje em dia vem se perdendo muito diante das telas, desse movimento todo das tecnologias. A Universidade proporcionar essas atividades aqui dentro é dizer que esse espaço é delas e o brincar é importante em todas as faixas etárias”, afirmou Josy.

Em Salvador, as ações visitaram escolas municipais no dia 9 de outubro e ocuparam o Teatro da UNEB no dia 10. A programação contou com a apresentação do palhaço Bacural, contação de histórias da Liga Acadêmica do Brincar e Contar Histórias (Labrich), show de talentos com a Atlética Manada e o Teatro de Fantoches da Limpurb.

Um destaque foi o lançamento dos sete livros do Projeto Crianças Autoras – iniciativa que reúne as histórias criadas e ilustradas pelas crianças que frequentam a Brinquedoteca Paulo Freire.

“Eu utilizo uma caixa mágica para suscitar a imaginação das crianças, elas contam as histórias e depois elas são organizadas em livro. Issotem gerado uma motivação entre eles para a leitura e um desejo de mostrar olivro para a família, para os amigos. A ideia é também de levar essa experiência para os educadores de outras escolas”, explicada Maria Josy, coordenadora do Crianças Autoras.

Maria Josy com as crianças autoras

O encerramento da programação em Salvador ficou por conta da apresentação do coral Neojibá que guiou as crianças em passeio pela escala musical e uma apresentação de clássicos da música popular brasileira.

Realizado desde 2017, o UNEBrinque Multicampi se propõe a difundir a cultura lúdica junto à crianças e adolescentes, aproximando a comunidade acadêmica da comunidade externa e e fortalecer a Rede de Brinquedotecas da UNEB (Redebrinq).

A programação nas brinquedotecas continua no mês de outubro, confira nos respectivos links:

Brinquedoteca Universitária Criação (Serrinha);

Brinquedoteca Universitária Manoel de Barros (Juazeiro);

Brinquedoteca Universitária Adriana Marques Viana Ferreira (Xique Xique)  

Brinquedoteca Universitária Cantinho do Brincar (Alagoinhas)

Maiores informações:  

UNEBrinque MULTICAMPI Geral – brinquedotecadedc1@uneb.br / (71)3117-2373 

Fotos: Marcus Gomes