O Campus Avançado da UNEB, em Canudos, sediou o XII Encontro da Regional Nordeste do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que aconteceu entre os dias 3 e de dezembro.
O evento, que contou com mais de 100 participantes, reservou uma extensa programação com palestras e debates sobre temas como Os Princípios Organizativos do MST, e A escola como elemento estratégico.
A diretora Nacional do MST, Lucinéia Silva, fez uma abordagem da situação do país, dos avanços e recuos da reforma agrária nos últimos anos e o papel fundamental do Movimento na luta diária pelos trabalhadores sem terra.
A mesa de abertura do evento contou ainda com a participação de Antônio Marcos da Sila, diretor estadual do MST; Luiz Paulo Neiva, diretor do Campus Avançado da UNEB, em Canudos, Pedro Pereira, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (CEDETR), Gilberto Santana, da Sinergia/CUT, e José Romilson, do Movimento Quilombola de Jeremoabo.
A iniciativa contou ainda com atividades culturais, destaque para a exibição do filme Guerra de Canudos, e para a apresentação do monólogo Um dos Últimos Sobreviventes, encenado pelo ator Marcos Freitas.