Seis estudantes do Projeto Universidade Para todos (UPT) da Comunidade Quilombola do Alagadiço, em Juazeiro, foram aprovados no Vestibular UNEB 2019.
De acordo com o coordenador do UPT, em Juazeiro, Élio Batista, todos os aprovados concorreram pelo sistema de cotas da UNEB para os cursos de Administração (3), Pedagogia (2) e Jornalismo (1).
O pré-vestibular social foi implantado a partir de uma solicitação à UNEB, por meio do Projeto Perfil Fitoetnogratico das Comunidades Quilombolas do Submédio São Francisco: identidades em movimento, coordenado pela professora da universidade, Márcia Guena.
“Acredito que o saldo positivo dessa ação deverá promover uma elevação da autoestima dessas comunidades que carecem de iniciativas que gerem oportunidades de acesso ao Ensino Superior”, destacou a docente.
O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com a UNEB e as outras três Universidades Estaduais (Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.