Disponibilizar aos gestores da UNEB informações concernentes ao planejamento de ações e à execução física, orçamentária e financeira, qualificadas e em tempo real, de forma que subsidiem e contribuam para o processo interno de tomada de decisão.
Esse é o objetivo do Sistema de Planejamento e Gestão Universitária (SPGU), criado pelo Escritório de Processos e Projetos (EPP) da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), em parceria com a Secretaria de Avaliação Institucional (SEAVI) e a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da universidade.
O SPGU, em uso pela administração central desde o ano de 2017, já está disponível para os departamentos. Entre suas principais finalidades estão:
- Integrar com o FIPLAN, mantendo o gestor atualizado quanto à sua disponibilidade orçamentária e permitindo fácil identificação do planejado (orçamento inicial) e o executado;
- Permitir a avaliação do gasto por curso e nível de curso, ao habilitar a funcionalidade de associar a despesa ao curso ou cursos relacionados, possibilitando ao gestor acompanhar a aplicação dos recursos do seu departamento, bem como analisar o resultado da ação decorrente da despesa para a universidade;
- Eliminar a utilização de planilhas paralelas para controle de saldos e orçamento do departamento.
De acordo com a pró-reitora de Planejamento (Proplan), Lídia Boaventura, a atuação da instituição universitária exige a realização de ações simultâneas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, corporificadas em atividades e projetos que viabilizam o cumprimento de sua finalidade.
“Unificar o processo de acompanhamento orçamentário da universidade proporciona aos gestores uma base de dados única, segura e integrada com demais sistemas da instituição. A iniciativa possibilita maior segurança da informação armazenada nos servidores, ao tempo em que a torna disponível em tempo real a todos os interessados”, destacou a pró-reitora.
Informações: Proplan – tel. (71) 3406-4657.