A Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, comemorou sete anos de atividades no último dia 24, no Centro de Pesquisa, Culturas e Tecnologias Educativas da Região Sisal (CPCT), no município.
O evento, que reuniu alunos, coordenadores e monitores do programa, contou com a apresentação musical do grupo de samba Cabeça da Vaca.
A aluna Ridote Andrade Pimentel, 81 anos, faz parte da Uati desde a implantação e enfatizou grandes mudanças no seu bem estar. “Eu tinha depressão e ficava procurando algo para fazer, quando conheci o programa, tudo mudou. Através das oficinas adquiri conhecimento e hoje me sinto uma pessoa melhor, mais ativa”, afirmou.
Implantada em 22 de maio de 2012, a Uati atende em média 80 idosos, regulamente matriculados. É um programa que desenvolve diversas oficinas, a exemplo de artes, pintura, a dança e a fisioterapia, além de eventos que fazem parte do calendário como o Arraiá da Uati, aniversário e seminários.
De acordo com Fernando de Souza Nunes, coordenador voluntário desde a implantação do programa no campus, todas essas atividades são fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar da pessoa idosa.