O estudante João Vitor Rosa, do sétimo semestre do curso de Educação Física da UNEB, conquistou a medalha de bronze, na modalidade Karatê sênior masculino, na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) 2019.
Estreante na competição, o jovem de 21 anos, conquistou uma das 15 medalhas do estado. João Vitor celebrou a premiação e contou que desde a infância pratica o esporte.
“Desde os quatro anos faço karatê. Estou me preparando para essa competição há cerca de um ano. Apesar das dificuldades de conciliar treinamentos e estudos, é muito gratificante você receber um prêmio como esse. Estou muito feliz por essa conquista”, comemorou o estudante do Campus X da universidade, em Teixeira de Freitas.
O vice-reitor da UNEB, professor Marcelo Ávila, que representou o reitor José Bites no evento, destacou a importância da integração do esporte e da educação como processo complementar de formação dos discentes. “Ficamos orgulhosos em ter um dos nossos estudantes como medalhista nesta competição nacional. Parabéns a todos os atletas”, congratulou o vice-reitor.
Para a assessora de Gestão Setorial (AGS) da universidade, Cida Souza, que acompanhou a conquista da medalha pelo atleta, é importante “fortalecer e incentivar a prática do esporte como ferramenta formativa, que contribui na saúde física e mental dos nossos alunos”.
A participação dos estudantes da UNEB nos JUB’s se deve aos resultados conquistados nos Jogos Universitários Baianos (JUBA), realizado em agosto deste ano, que serviu como classificação para a os jogos nacionais.
Participaram ainda dos Jogos Universitários Brasileiros, os estudantes Guilherme Neves do Campus I (Salvador) e Adiolane Uzeda do Campus IV (Jacobina), ambos disputaram na modalidade natação.
Jogos Universitários Brasileiros 2019
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A 67ª edição da inciativa foi realizada entre os dias 22 e 27 de outubro, em Salvador.
A competição contou com a participação de aproximadamente 2.500 estudantes dos 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, disputando em 13 modalidades como basquete, basquete 3×3, esportes eletrônicos (FIFA e League of Legends), futsal, handebol, karatê, judô, natação, vôlei e vôlei de praia.
Os Jogos Universitários Brasileiros servem como seletiva para competições universitárias internacionais, que costuma reunir mais de 10 mil atletas, de 170 países.
O JUB’s 2019 contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos (Sudesb).