UNEB comemora 10 anos de implantação do Programa Nacional de Formação de Professores

Assegurar a formação superior para todos os professores que atuam na educação básica. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) que, em 2019, comemora 10 anos de implantação na UNEB.

Mônica Torres: “O Parfor é uma iniciativa de reparação história”

Presente em todos os territórios de identidade do estado da Bahia, o programa já ofertou 266 turmas, sendo 249 já concluídas, com 6.013 alunos formados, em 105 municípios.

“O Parfor nasce da política nacional de formação dos professores no Brasil. Considero essa iniciativa uma medida de reparação histórica e de ação afirmativa na formação dos docentes da educação básica, que há anos atuam nas escolas públicas, sem investimentos”, ressaltou a coordenadora do programa na UNEB, Mônica Torres.

A Rede UNEB 2000 e a Implantação do Parfor

A atuação da UNEB na promoção e incentivo de formação dos profissionais da educação básica é anterior à criação do Parfor.

Idealizado pela professora da universidade Norma Neide, em 1998, a UNEB, em parceria com as prefeituras municipais baianas, desenvolveu o Programa Intensivo de Graduação, conhecido como Rede UNEB 2000.

Hilda Ferreira: Rede UNEB 2000 foi importante para a interiorização do ensino superior

Esse programa, além de cumprir as exigências legais propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), deu ênfase a um dos seus grandes objetivos: a capacitação de professores municipais sem que eles precisassem se deslocar para os grandes centros urbanos.

“Acredito que o Rede UNEB 2000 foi uma das iniciativas mais conhecidas da universidade em todo o estado, porque, além da formação, tinha também o objetivo de interiorização do ensino superior”, contou Hilda Ferreira, ex-coordenadora do Parfor e atual chefe de gabinete da Reitoria da UNEB.

Até 2009, quando o Rede UNEB 2000 foi encerrado, 11,8 mil profissionais da educação professores já haviam concluído o Curso de Pedagogia pelo programa.

A partir desse período, é implantado o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), articulado com o Ministério da Educação (MEC), com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios,

A Importância do Parfor para o ensino superior

Ao longo destes 10 anos, a oferta de cursos do Parfor contemplou todas as regiões do estado da Bahia. Os programas especiais se multiplicaram e, em parceria com os poderes públicos municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada, a UNEB já graduou mais de 17 mil professores em exercício nos cursos de Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Informática, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

O programa já ofertou 266 turmas, com 6.013 alunos formados, em 105 municípios

Segundo Mônica Torres, através da formação de professores “a instituição ressignifica a docência universitária, na vivência intensa com alunos e práticas pedagógicas na escola pública”, afirmou.

Egressa do programa, a pedagoga Júlia Isabel destacou a importância da formação para sua vida pessoal e profissional.

“Com 20 anos atuando em sala de aula, eu não tinha mais expectativa de ingressar na universidade. O programa realizou não apenas o meu sonho, mas também o de muitos outros colegas. A formação me tornou uma profissional mais reflexiva e com olhar diferenciado para meus alunos. Sou uma pedagoga graças ao Parfor”, comemorou Júlia, formada na turma de 2014, do Campus XX da universidade, em Brumado.

Os cursos do programa são oferecidos nos 29 departamentos dos 24 campi da UNEB, na modalidade modular, com aulas interativas durante uma semana por mês e duração de três anos.

Risco de encerramento do programa

Apesar da importância do Parfor para a Educação no país, o programa corre risco ser encerrado por falta de estrutura e investimentos.

“Há um declínio na oferta e manutenção do programa. Temos nos reunido com o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais (ForParfor) em encontros e seminários, com a direção da educação básica do MEC, em um movimento de defesa da plataforma. A expectativa é que o programa seja mantido e financiado, de forma mais qualificada”, salientou Mônica Torres, destacando que, em comemoração aos 10 anos de implantação do Parfor na universidade, foi produzido o livro PARFOR UNEB: experiências, itinerários formativos de professores em exercício.

A obra, organizada pela Editora CRV, socializa reflexão de alunos, professores e gestores, além de experiências e estudos sobre o programa. O livro em formato digital tem previsão para lançamento em março de 2020.