A UNEB, por meio do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V, em Santo Antônio de Jesus, reinaugurou o Laboratório de Geociências no último dia 13, na unidade.
O laboratório foi reformado para seguir oferecendo suporte ao curso de Geografia nas atividades de pedologia (estudo do solo) e também para realização de análises físicas/ químicas em outras matrizes (água, rocha, outras). A retomada do funcionamento contou com solenidade de entrega e apresentação das novas instalações.
O professor João Evangelista Neto, diretor do departamento, destacou a importância do laboratório para a região.
“Estamos entregando à comunidade um dos mais bem equipados laboratórios de Geociências da Bahia, cuja finalidade é, além de atuar nas aulas práticas do curso de Geografia, contribuir com a produção do pequeno agricultor e com a agricultura familiar do Recôncavo”, frisou o diretor.
O laboratório, coordenado pela professora Rozilda Vieira, ocupa uma área de 50 metros quadrados e dispõe de diversos equipamentos como espectrofotômetro com módulo de reflectância, fotômetro de chama, estufa, mesa agitadora orbital, agitador para análise física, pH metro, condutivímetro, destilador, balanças, chapa aquecedora, centrífuga, bureta digital, agitador magnético e penetrômetro.
Além das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes, a unidade desenvolve, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município de Santo Antônio de Jesus, o projeto Extensão Terra Produtiva que realiza gratuitamente a análise de solo de agricultores das comunidades de Alto do Morro e de Comum do Rio da Dona.
Os laudos das análises são entregues aos agricultores que recebem também recomendações sobre as melhores opções de adubo a serem utilizados na garantia de fertilidade do solo.