Sistema prisional brasileiro tematiza mesa-redonda em Salvador

A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou na última terça-feira (7 ) a mesa-redonda Sem Pena e Sem Dó: a vida nas prisões brasileiras, no teatro da universidade, no Campus I, em Salvador.

A atividade integra a Série Diálogos com a PROEX, que tem como objetivo debater questões do cotidiano, importantes para a vida em sociedade.

O debate destacou temas como Assistência jurídica para os presos provisórios, Apoio psicológico aos detentos, Saneamento básico e a Formulação de propostas para a reestruturação do sistema prisional.

‘’Estamos vivendo uma crise no sistema prisional com rebeliões e superlotamento. Historicamente, o estado não tem conseguido responder a essa demanda. Diante desse contexto, é um dever de todas as instituições debater o assunto e propor sugestões, a universidade que é um espaço privilegiado de produção de conhecimento e ideias, também faz parte desse processo e deve propor ações para combater essa crise “, destacou o professor da UNEB José Cláudio Rocha, responsável pela mediação dos debates.

Rafson Saraiva Ximenes, subdefensor público, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), teceu críticas a política de combate as drogas que, segundo ele , é o responsável pelo maior encarceramento no mundo.

Participaram do evento Rogério Fernandez , da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) , Marcos Luiz Alves, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA) , Irmã Maria de Fátima Nery, da Arquidiocese de Salvador, Lidivaldo Reaiche, do Tribunal de Justiça da Bahia, Major Ebner Sena , do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e Anhamona Brito, professora curso de Direito da UNEB.

*Informações e fotos da Proex/UNEB.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>