Literatura na Palma da Mão. Esse é o título do projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXII da UNEB, em Euclides da Cunha.
A iniciativa busca unir tecnologia à literatura através de debates sobre obras literárias em um grupo no What’s App, criado pelo projeto. Semanalmente, é selecionado um escritor ou escritora, que tem trechos de sua obra partilhados na comunidade virtual e que serão apreciados por todos. A proposta é que os membros do grupo dediquem um tempo de sua navegação virtual à rica experiência da literatura.
O projeto foi idealizado pela professora de Letras Ilza Carla Reis e já reúne 37 participantes ativos. “Como poeta/escritora e leitora de poesia e literatura em geral, tenho experimentado o quanto a literatura tem sido essencial, desde antes pandemia da COVID e ainda muito mais agora. Essa é uma forma também de mantermos contato com os estudantes diante da suspensão das aulas e projetos presenciais”, reflete Ilza.
Pelo grupo, já passaram trechos das obras de Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade, José Inácio Vieira de Mello, além da poetisa baiana Clarissa Macedo. As leituras são realizadas em diferentes formatos, como fotos, áudios e vídeos.
A proposta acaba de se expandir e as leituras compartilhadas agora estão abertas à comunidade externa. Os interessados em participar precisam, apenas, preencher um formulário online e receberão o link de acesso ao grupo.
O projeto literatura na palma da mão está entre os selecionados pelo edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB para a realização de atividades no período de distanciamento social no controle do contágio da COVID-19.
Informações: Ig unebdchtxxii.