A UNEB é a terceira universidade baiana com mais pesquisadores reconhecidos pela publicação em um recorte dos cientistas mais influentes da América Latina, de acordo com a Revista Ad Scientific Index, edição 2021.
A instituição aparece com três pesquisadores no ranking, entre eles o professor Agripino Souza Coelho Neto, doutor em Geografia, pesquisador da área de Ação Coletiva e Territorialidade.
Professor do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador, Agripino é o atual coordenador do Mestrado em Estudos Territoriais (Proet).
“Fiquei extremamente honrado com o reconhecimento que advém da avaliação Ad Scientific Index, importante sistema de classificação e análise de desempenho e produtividade científica. Esse resultado mobiliza-me a continuar trabalhando, especialmente em uma conjuntura política, educacional e científica extremamente desfavorável que atinge e desvaloriza a Educação, a Ciência e a produção do conhecimento. A Universidade, os cientistas, os professores e a comunidade acadêmica precisam resistir e fazer o enfrentamento necessário que o momento histórico exige”, afirmou Agripino.
Outros dois docentes da UNEB, Ana Lúcia Gomes e Mauro Korn, também aparecem no ranking, que pode ser conferido na íntegra.
O Ad Scientific Index é um sistema de avaliação de periódicos e universidades que mede o desempenho produtivo e o impacto das pesquisas de cientistas latino-americanos em suas respectivas áreas de conhecimento.
As informações do ranking refletem o desempenho dos acadêmicos nos últimos cinco anos e realiza um apanhado de toda a sua carreira, alcançando assim um recorte dos cientistas que se destacaram em 11 diferentes regiões do mundo no ano de 2021.