A UNEB convida toda a comunidade para participar da audiência pública sobre a Política Nacional de Formação de Professores e o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que irá acontecer na próxima segunda-feira (13), às 15h30, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
A audiência tem como objetivo discutir a importância da continuidade do PIBID com os diversos setores da sociedade e autoridade políticas.
O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
*Desde sua implementação, o PIBID tem impactado positivamente tanto no âmbito do ensino superior, com aumento no ingresso e diminuição da evasão dos cursos de
licenciatura, quanto no âmbito das escolas de educação básica, com melhora na qualidade de educação demonstrada pelo IDEB.
A sua suspensão refletirá diretamente na queda da melhoria do desempenho acadêmico e na crescente participação de trabalhos de bolsistas beneficiados com o Pibid
em eventos acadêmicos e científicos no país e no exterior, bem como resultará na desorganização de um sistema pedagógico de formação estabelecido e efetivo.
*Trecho do ofício enviado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) ao presidente da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves.