Sem Corte e Sem Interrupção! Audiência pública na Alba defende permanência do PIBID

Permanência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi pauta de audiência pública Pibid Sem Corte e Sem Interrupção realizada na última segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.

Audiência pública contou com a participação de professores, estudantes e autoridades políticas

A inciativa foi realizada pelas comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Promoção da Igualdade Racial, presididas pela deputada Fabíola Mansur (PSB) e Bira Corôa (PT), respectivamente, e contou com a participação de professores e estudantes.

O encontro definiu a minuta da carta que será entregue ao Ministério da Educação (MEC). O documento, além de representar o repúdio do Estado da Bahia à extinção do programa, sugere medidas de ampliação do sistema.

“O PIBID é um programa que nasce na proposta de valorizar o processo formativo do professor que historicamente é desvalorizado. O programa se insere de forma grandiosa na universidade, provocando transformações em termos de pensar a pesquisa, a extensão, a licenciatura, o currículo e a relação com a educação básica, levando os estudantes das licenciaturas para as escolas e trazendo os professores da educação básica para dentro da universidade”, destacou o reitor da UNEB, professor José Bites.

A participação da UNEB na audiência pública foi fruto de articulações da Equipe do PIBID UNEB, coordenada pela professora Eliene Maria da Silva. O evento contou ainda com a presença de funcionários, professores e estudantes da UNEB, incluindo uma comitiva do Campus XI, em Serrinha

PIBID UNEB

O PIBID concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Prof. Káthia destacou a importância do PIBID para o percurso formativo do estudante de licenciatura

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Atualmente na UNEB são desenvolvidos 55 projetos do PIBID e PIBID Diversidade, contando com 1.384 bolsistas, em 19 campi da universidade.

“O PIBID, em seus dez anos de existência, apresenta um histórico de avaliações muito positivo. A possibilidade da suspensão do programa representa uma grande perda para o percurso formativo do estudante de licenciatura”, afirmou Káthia.

Joanice Costa, estudante de Pedagogia do Campus I da UNEB e bolsista do PIBID, afirma que o programa está sendo fundamental para a sua formação enquanto docente. “O PIBID me permitiu um novo olhar para a educação. Hoje me sinto mais preparada para atuar como professora”, afirmou.

Além do reitor José Bites e da pró-reitora Káthia Marise Sales, participaram do debate Penildon Filho, pró-reitor de Graduação da UFBA, Luís Valter, representante do Fórum Estadual de Educação, João Danilo Batista de Oliveira, representante do Fórum Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Danilo Izaqueiro, representante do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Ricardo Rocha, bolsista de iniciação à docência da UEFS, e Wagner Carlos Vieira de Carvalho, bolsista de supervisão da Ufba, além do presidente da Câmara Municipal de Catu, Marcelo Calasans.

Confira mais fotos em nosso Flickr.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>