Está chegando a hora de construirmos coletivamente o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da UNEB. Trata-se de um dos principais instrumentos de gestão da Universidade do Estado da Bahia, que visa ofertar subsídios, difundir informações e orientar a instituição no alcance de seus objetivos e metas.
Para iniciar as ações, a Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori, instalou, nessa quinta-feira (6), os trabalhos da comissão, que tem a finalidade de adotar os procedimentos necessários para a elaboração da minuta do documento que orientará as ações da universidade no quinquênio 2023-2027.
A reunião foi realizada por mediação tecnologia, via Microsoft Teams, e contou com a presença da vice-reitora, professora Dayse Lago, e do Chefe de Gabinete, professor Pedro Daniel Santos, da Pró-reitora de Planejamento (Proplan), Lídia Pimenta.
Participaram ainda os membros da comissão instituída pela Portaria Nº 737/2022, composta por representações de direções de departamento, pró-reitorias, coordenações de colegiados de cursos de graduação, pós-graduação e de núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupes), além da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi), da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), da Associação de Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Metodologia participativa
O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento fundamental, que se constitui a partir da transparência e da participação, princípios essenciais ao exercício pleno da democracia.
De acordo com a reitora, entendendo a importância do PDI e das dimensões que acolhe, segundo a legislação nacional, é fundante que ele seja construído a partir de uma metodologia participativa, modelo que esta gestão vem assumindo na condução de suas ações.
“Que a escuta à comunidade acadêmica revele o que se espera da universidade para os próximos cinco anos e que as proposições sejam feitas à luz dos nossos instrumentos, regimento e estatuto. Que a densidade das discussões e projeções seja organizada de forma clara e objetiva no documento. Bom trabalho e que outros sujeitos que não compõem essa comissão possam ser chamados a contribuírem, a exemplo dos Centros de pesquisa, Núcleos e outros órgãos suplementares da universidade”, reforçou a reitora, lembrando que a base do texto construído para o PDI servirá ainda às discussões da estatuinte, que será instalada em dezembro, na próxima do Conselho Universitário (Consu).
A vice-reitora Dayse Lago destacou a importância da construção coletiva deste documento. “Vamos juntas e juntos construir um PDI que represente toda a diversidade que compõe a nossa UNEB e todas as regiões onde estamos inseridos e reflita a identidade de nossa universidade. Que esse processo seja também um convite a reflexão sobre os desafios a serem superados para nos consolidarmos cada vez mais como uma universidade de excelência”, frisou.
Próximos passos
O PDI expressa a filosofia da instituição, sua missão, sua estrutura organizacional, além de delinear as diretrizes pedagógicas que orientam o desenvolvimento das ações na universidade. Por isso, a sua elaboração precisa representar a UNEB em suas diversas dimensões, em seus diversos segmentos.
Nesse sentido, o próximo passo da comissão de trabalho é instituir o caminho metodológico que será utilizado para a construção deste documento, respeitando o caráter democrático do processo, e coletar as informações e dados institucionais.
“É importante reforçar que o PDI, essencialmente, nasce de esforços coletivos. Precisa ser um documento escrito a muitas mãos para garantir a sua representatividade diante das nossas comunidades interna e externa. Por isso, vamos tecer uma trajetória metodológica que permita à comunidade acadêmica participar do planejamento e à comunidade externa opinar, sugerir, contribuir, reforçando a integração entre a universidade e a sociedade”, afirmou Lídia Pimenta.