Ações e questões ambientais do Vale em debate. Esse foi o tema da palestra realizado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da UNEB, por meio do grupo de Pesquisa Comissão de Cultura e Meio Ambiente e o programa Contro-Verso (ECuSS), WebTV.UNEB, Núcleo Juazeiro, na segunda-feira (5), na unidade.
O evento, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu estudantes e professores da UNEB, do Centro de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), agrônomos e interessados no tema.
A atividade promoveu debates apresentando três perspectivas sobre o meio ambiente: a visão acadêmica, a gestão pública e as atividades práticas. Participaram das discussões representantes das instituições de ensino, UNEB e Univasf, da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano do município e de empresas privadas.
Professor e mediador do evento, Josemar Martins Pinzoh, afirmou que “é função da universidade, como polo produtor e difusor de conhecimento, não apenas promover debates como esse, mas, principalmente, fomentar ações práticas”, destacou.
O secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Santiago, reforçou a importância da conscientização da sociedade a respeito das questões ambientais, através de engajamento e participação ativa no Conselho Municipal do Meio Ambiente ou em comitês responsáveis por causas ambientais como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
O evento contou ainda com apresentação artística do professor Paulo Soares.
Texto e fotos: Núcleo de Comunicação do DCH/Campus III, com edição da Ascom