Com o Plenário Cosme de Farias lotado, a Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares ao advogado, professor, poeta, Ogan de Oya do Terreiro Ile Asé Taoya Logni, Sérgio São Bernardo, em sessão solene realizada na noite de ontem (22).
A outorga da honraria, concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam em diversos âmbitos da sociedade na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira, foi proposta pelo vereador Tiago Ferreira (PT).
“A sua luta por justiça social, igualdade racial e respeito às religiões de matrizes africanas é reconhecida e reverenciada hoje, neste plenário lotado, com a concessão dessa medalha tão simbólica, que representa a resistência e a força do povo negro”, destacou o proponente Tiago Ferreira.
Sérgio São Bernardo emocionou os presentes com um discurso forte e emblemático sobre a condição do povo negro no Brasil, destacando avanços e retrocessos. “Esse é, sim, um momento de celebração, de reconhecimento, de afetos. Mas, sobretudo, é um ato político, momento de realimentação pra seguir com essa luta que nunca acaba. Estamos mudando a história. A cada dia somos mais representações negras, ocupamos mais espaços de poder. Estamos construindo um mundo mais digno para que as ancestralidades que vêm depois de nós, vivam, se fortaleçam, se perpetuem”, frisou o homenageado.
A solenidade, que reuniu autoridades religiosas e políticas, movimentos sociais, familiares e amigos, contou ainda com as apresentações culturais da Associação Cultural de Capoeira Mangangá, com a participação de Tonho Matéria, mestre e fundador da entidade; e do músico Ari Gil.
Biografia – Nascido em Salvador, filho de comerciantes, Sérgio São Bernardo começou sua vida laboral aos nove anos, trabalhando como camelô na Baixa dos Sapateiros.
Influenciado por Cosme de Farias e Luiz Gama, viu nos estudos uma oportunidade de transformar a sua vida e a vida dos demais com a sua inserção no movimento estudantil.
Formado em filosofia e direito na Universidade de Católica de Salvador, o homenageado conta com um currículo acadêmico com títulos e especializações nas áreas de direitos humanos, filosofia, políticas raciais e religiosos.
Sua notável formação acadêmica o habilitou para desenvolver atividades profissionais nas áreas de magistério, assessoria parlamentar, voluntariado social em ONGs, atuando também como presidente da comissão de proteção ao consumidor da OAB Bahia e com outras atribuições profissionais.
Atualmente, Sérgio exerce a função de professor do curso de direito da Universidade do Estado da Bahia, onde também atua como e assessor chefe da reitoria.