A Biblioteca professor Edivaldo Machado Boaventura do Campus I da UNEB, em Salvador, está sediando a Exposição Aquarelas até o dia 20 de outubro.
Os quadros são de autoria dos artistas Luiz Firmino Soares Neto, professor da universidade, Lilian Arbex, representante da International Watercolor Society Brazil (IWS), e Maria Inês Lukacs, presidente da Associação Brasileira de Aquarela e da arte sobre Papel.
A técnica da aquarela floresceu na segunda metade do século 18 e na primeira metade do século 19, alcançando até hoje, no universo das artes plásticas, o mesmo potencial de outras técnicas desenvolvidas em telas de algodão, linho ou outro suporte próprio para pintura.
“Usada quase sempre como aguadas leves e transparentes, elaboradas com um cuidado e uma disciplina espontânea, a aquarela faz a diferença entre outras técnicas de pintura. O artista caminha do imaginário ao concreto propondo uma visão leve do objeto e do tempo na transparência da técnica. Consegue perpetuar a imagem dos dois momentos, espaço x tempo, sem danificar a ideia do objeto proposto na obra”, ressaltou o professor Luiz Firmino.
A visitação, gratuita e aberta ao público, está aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.