A vigilância digital dos cidadãos é uma realidade há muito tempo, mas com a pandemia da Covid-19, ela foi escancarada e usada pelos governos com a justificativa de conter a propagação do vírus.
Vigilância comportamental, biomética, termal, genética, geodemográfica. São tantas formas de monitoramento online e off-line ao qual somos submetidos diariamente, e, na maioria das vezes, sem a nossa autorização.
Mas como funcionam essas tecnologias? Quais as consequências dessa vigilância para os direitos e liberdades individuais?
Na edição de estreia do Fala, Balbúrdia vamos fazer barulho com o tema: “Vigilância digital dos cidadãos na pandemia: estratégia de contenção do vírus ou de controle do povo?”
E para ajudar a gente nessa caminhada polêmica, recebemos os professores da UNEB Núbia Reis, doutoranda e mestre em ciências sociais, especialista nas áreas de ciência política, sociologia e direitos humanos, e Marco Simões, mestre em ciências da computação, especialista em inteligência artificial e robótica inteligente.
Quer saber como foi esse papo?
Nos ouça no Spotify, Deezer, Google Podcast e também no ig @oficialuneb e no Canal da TV UNEB, no YouTube.
Vem balburdiar com a gente!