O Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT) da UNEB, em parceria com o Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da universidade, em Salvador, vai realizar a I Feira Agroecológica da UNEB: Diversidade e Segurança Alimentar na Construção do Bem Viver no dia 19 de outubro, das 7h às 11h, ao lado da quadra poliesportiva, no campus de Salvador.
A feira, com entrada gratuita e aberta ao público, trará produtos agroecológicos e artesanato, além de atividades culturais com música e yoga. A programação reserva oficina sobre alimento vivo, além de rodas de conversa sobre produtos agroecológicos, economia solidária e saúde alimentar e nutricional.
A iniciativa tem como objetivo construir a valorização da feira enquanto espaço de abastecimento e segurança alimentar que propicia o encontro do campo com a cidade, um espaço de trocas de saberes experiências.
De acordo com Rosana Mara Rodrigues, coordenadora do CAECDT, a Feira Agroecológica da UNEB retoma uma tradição muito antiga: a feira livre.
“Feiras são locais para a venda e troca de mercadorias, mas é também um espaço para os encontros e transmissão de conhecimentos. Na UNEB será, sobretudo, um espaço de dialógico da universidade com a comunidade”, destacou a coordenadora.
O Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (CAECDT) está localizado no município de Conceição do Coité e tem como objetivo objetivo geral coordenar, integrar, sistematizar, orientar e promover ações de ensino pesquisa e extensão em uma perspectiva interdisciplinar, assegurando o suporte necessário à elaboração e desenvolvimento de iniciativas voltadas para e com os sujeitos sociais do campo, com vistas ao desenvolvimento territorial sustentável e solidário.
O centro acompanha agricultores feirantes através da realização de oficinas e cursos de formação sobre qualidade nutricional dos alimentos (vegetais cultivados sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes industriais; peixes e crustáceos da pesca artesanal sustentável, artesanato e pequenos animais criados de maneira sustentável) para o comercio justo e solidário.