Ciclo de debates destaca relação entre doença e a literatura infantil

A professora Rita Aparecida dos Santos, coordenadora do Grupo de Pesquisa Outras Palavras em Saúde (GPOPS), vinculado à Cátedra Fidelino de Figueiredo da UNEB, vai participar do Ciclo de Discussão Linguagens On-line, dia 25 de junho, a partir das 14h.

A docente vai discorrer sobre o tema “Contos de Fadas, contos de morte: a doença na literatura infantil”. Será o segundo encontro com a docente no evento, que no dia 11 de junho, debateu sobre o tema “Quando a narrativa diz a dor e a morte: doença e medicina na Literatura”.

Os temas propostos pela professora têm como objetivo discutir as temáticas da dor, do sofrimento e da morte nas narrativas literárias, visando refletir o momento atual de pandemia da COVID-19.

“Precisamos refletir sobre esses temas porque repercute na nossa condição humana, na nossa condição de estar no mundo e não há como não falar sobre isso. Então é importante tratar da temática da morte, da dor e do sofrimento pelo viés da literatura e da arte”, destacou a coordenadora do grupo de pesquisa, Rita Aparecida dos Santos.

O Ciclo de Discussão Linguagens On-line é promovido pelo Colegiado de Letras do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da UNEB, e segue com programação até 30 de julho.

A iniciativa, com inscrições já encerradas, é destinada para os estudantes de graduação em Letras e Literatura de Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da universidade. O evento também conta a parceria do PPGEL

Curso de Extensão

Integrantes do Grupo de Pesquisa Outras Palavras em Saúde (GPOPS) estão participando do curso de extensão A Medicina em Interface com a Literatura: sobre o uso da narrativa oral no consultório.

A iniciativa visa auxiliar na formação de estudantes e profissionais da Medicina através da compreensão da estrutura e do sentido desse discurso, de modo a ser mais empático e consciente da humanidade do outro e da sua própria.

As atividades são ministradas a distância pelas professoras Iêda Aleluia, Maristela Sestelo e Nelma Aronia, com colaborações da pesquisadora e convidada especial Marilia Librandi, da Universidade de Princeton.

O curso, que está sendo realizado até 20 de agosto, é promovido pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da universidade, em Salvador.

Grupo de Pesquisa Outras Palavras em Saúde

O Grupo de Pesquisa Outras Palavras em Saúde (GPOPS) foi criado em 2017 pela Cátedra Fidelino de Figueiredo, em parceria com os Colegiados dos cursos de Letras e Medicina da UNEB e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).

O grupo, coordenado pelas professoras Rita Aparecida dos Santos e Iêda Aleluia, tem por objetivo refletir as relações entre Literatura e Medicina, além de utilizar as narrativas literárias como forma humanizar a educação médica.

O GPOPS é composto por 23 pesquisadores das áreas de Letras, Medicina, Nutrição e Odontologia. Também fazem parte da equipe cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Porto, em Portugal.

“O grupo de pesquisa é fundamental para se pensar a medicina do século XXI. Nesse sentido a UNEB tem sido pioneira porque foi um projeto em que a Cátedra Fidelino de Figueiredo propôs e convidamos a Escola Bahiana de Medicina para fazer parte. Essa iniciativa que reflete a humanização em saúde, sobretudo a partir da literatura, vai contribuir muito para as mudanças que precisam acontecer no campo da saúde, que atualmente está tão voltada à tecnologia. É uma ação muito bem-vinda das ciências humanas na área da saúde”, ressaltou a coordenadora do GPOPS, Rita Aparecida dos Santos.