A Cátedra Fidelino de Figueiredo de Literatura Portuguesa da UNEB promove o Colóquio Internacional Inferno 500 anos, nos dias 8 e 9 de novembro, no Gabinete Português de Leitura, em Salvador.
O evento é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGELL/UNEB), Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPgLitCult/UFBA) e o Gabinete Português de Leitura de Salvador.
O colóquio, que vai congregar estudiosos de Portugal e Brasil, com a finalidade de comemorar, rever e atualizar a leitura do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, tem como objetivo possibilitar a troca acadêmica com renomados pesquisadores portugueses e brasileiros da dramaturgia em língua portuguesa e estudantes de graduação e pós-graduação.
A programação reserva as conferências Viagem ao inferno: problemas de Ecdótica e de genologia ou o diabo a quatro, que será proferida pelo pesquisador José Camões, da Universidade de Lisboa, e A Barca do Inferno, de Gil Vicente: perguntas por responder, que será proferida por José Augusto Bernardes, da Universidade de Coimbra.
A iniciativa contará ainda com mesas redondas sobre temas como Uma biografia para Gil Vicente, A comédia de Diu e o argumento histórico-épico, e Inferno: de rúbricas, de encenações…, de volta às fontes.
Cursos de extensão – Começou nessa segunda (6) e segue até hoje (7) os cursos de extensão Gil Vicente (1465-1536): certezas e dúvidas (ainda) por esclarecer, ministrado pelo professor José Augusto Bernardes, no PPGEL, no Campus I da UNEB, em Salvador, e Editando o palco: questões dos textos de teatro dos séculos XVI e XVIII, ministrado pelo professor José Camões.
Informações: www.sge.uneb.br.