Encontro reúne docentes para discutir estágios supervisionados

Rafaela Landim
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), realizou o Encontro de Estágio nos dias 5 a 7 de julho, no Hotel Vila Mar, no bairro de Amaralina, em Salvador.

O evento, que reuniu coordenadores de colegiados da capital e do interior do estado, abordou temas como Regulamentação dos estágios, Formação/Desenvolvimento Profissional e Práticas Curriculares (com ênfase nos estágios), além de Concepções, Contextos e Práticas.

O reitor José Bites de Carvalho presidiu mesa de abertura do evento: “A crise que o nosso país está enfrentando, e a consequente redução de recursos, tem impacto direto na educação superior. Mas é nosso dever pensar em novas soluções e possibilidades para manter a qualidade dos cursos e isso inclui efetivamente os estágios curriculares, principalmente dos cursos dos campi do interior e da área de saúde, nossos maiores desafios”, destacou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Kathia Marise Sales, destacou a importância do evento para acompanhamento do desenvolvimento do estágio dos cursos de graduação.

“Esse encontro faz parte de uma série de iniciativas que a Prograd vem desenvolvendo para o acompanhamento do estágio. Não vemos essa como uma ação isolada, mas como uma atividade que terá continuidade até atingirmos as metas estipuladas, entre elas a regulamentação e fortalecimento do estágio na UNEB”, destacou a pró-reitora.

A programação reservou conferência professora Betânia Ramalho (UFRN) sobre o tema Estágio no contexto da Aprendizagem, Formação e Desenvolvimento Profissional, além de grupos de discussão com a participação das professoras da UNEB, Mônica Torres e Carla Liane Nascimento, que também é vice-reitora da universidade.

 

Plenária

As discussões em grupos e os relatórios gerados a partir delas foram apresentados em plenária realizada no último dia do evento.

Foi realizada a eleição da Coordenação Central, que ainda aguarda a indicação de nomes para definição dos seus colaboradores, e foram definidos indicativos para elaboração de um plano de trabalho, a exemplo da institucionalização de Comissões Departamentais que articulem os estágios dos diversos cursos entre si e com os parceiros, medidas para assegurar a qualidade do trabalho de acompanhamento dos professores responsáveis pelos estágios, formalização dos convênios e seguros, construção de um banco de dados de estudos e publicações sobre estágios na UNEB e a realização de seminários por redes e evento acadêmico bianual sobre práticas e estágios.

 

“A retomada dos encontros de estágio da UNEB traz a expectativa de que os intercâmbios de saberes e práticas entre os diversos cursos e departamentos da universidade se intensifiquem e permitam um salto de qualidade na formação dos nossos graduandos”, ressaltou o Coordenador da Comissão Central Provisória de Estágio, Augusto César.

O coordenador frisou ainda que espera o reconhecimento da comunidade acadêmica da centralidade dos estágios na formação profissional dos graduandos e o necessário comprometimento de todos os docentes dos cursos e dos gestores com a qualificação momento da formação.

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>