Cerca de 40 estudantes de licenciatura em Pedagogia, do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), ofertado em Remanso, norte da Bahia, participaram do VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro (Wecsab), promovido pelo Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), vinculado ao Departamento de Humanas (DCH) do Campus III, em Juazeiro.
Nesta quarta-feira (3), os estudantes puderam conhecer o Campus III da UNEB e participar de palestras, mesas-redondas, debates, apresentações culturais e conferências com os destaques para a participação dos pesquisadores, Maria Cândida Moraes (UnB) e Juan Miguel Batalloso Navas (UNC – Espanha).
Além disso, os futuros pedagogos puderam vivenciar um intercâmbio a respeito das problemáticas e potencialidades do território Semiárido para utilizar nas práticas educativas do conhecimento e da compreensão no trabalho em sala de aula. “Visitar a UNEB e participar do workshop foi uma boa experiência profissional e intelectual. O tema do semiárido e educação de forma contextualizada fori muito valioso para nossas experiências e vivências em sala de aula”, diz o estudante e professor da escola básica, Jocemir Rodrigues, 28 anos.
Para a coordenadora do PARFOR, Edonilce Barros, o contato dos estudantes com outros alunos e com pesquisadores e palestrantes, auxilia seu processo de formação. “A temática sobre dimensões políticas e pedagógicas da contextualização ajuda muito, pois, se eles são futuros pedagogos e já exercem o magistério, tudo o que apreendem vai servir para o seu processo e desempenho pedagógico em sala de aula”, conclui.
Texto: Hanah Valeriano ; Foto: Tarcila Felix